Novelas

NovelasPantanal

Pantanal: Qual o final de Muda na primeira versão da novela? Saiba a história da personagem de Bella Campos no remake

As atrizes Andréa Richa e Bella Campos são as intérpretes da personagem Muda de 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Globo)
As atrizes Andréa Richa e Bella Campos são as intérpretes da personagem Muda de ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

Muda apareceu no capítulo desta quarta-feira (13) em “Pantanal”.

Interpretada pela estreante Bella Campos no remake de “Pantanal”, da Globo, a personagem Muda foi vivida por Andréa Richa na obra original da novela, em 1990. Na época, a atriz tinha 26 anos e viveu a vingativa que queria acabar com os Marruá após Gil (José Dumont no passado e Enrique Diaz agora) ter assassinado seu pai quando ela era criança.

“Pantanal”, foi a segunda novela que Andréa fez na sua carreira. A atriz estreou na Globo em “O Salvador da Pátria” (1989) e quase entrou para o elenco do folhetim “Gente Fina” (1990).

SAIBA MAIS! Com Maria encurralada entre a vida e a morte, Pantanal bate novo recorde no Ibope, anima Globo e deixa rivais desesperadas; veja

Andréa Richa, porém optou por trocar de emissora ao aceitar o convite para a novela da extinta TV Manchete, de acordo com informações do site TV História. A escalação foi certeira, e Andréa ficou conhecida nacionalmente pelo papel de Muda no folhetim de Benedito Ruy Barbosa.

“A personagem teve em “Pantanal”, grandes momentos de revelação. Ela fez um baita sucesso. Agora, por onde eu andei nesse mundo, ela me acompanhou. Não tinha lugar que eu fosse no mundo que não tivesse alguém que lembrasse dela e que me tratasse com o maior carinho”, disse Andréa Richa em entrevista ao jornal Extra.

A ex-atriz também contou na entrevista que abandonou a profissão em 1997 por conta de “outros caminhos que a vida lhe apresentou”. Atualmente é formada em Comunicação Social.

Pantanal: Bella Campos e Andréa Richa dão vida a mesma personagem, Muda (Foto: Reprodução/Montagem)
Pantanal: Bella Campos e Andréa Richa dão vida a mesma personagem, Muda (Foto: Reprodução/Montagem)

QUAL A HISTÓRIA DE MUDA?

Assim como apresentado no remake da Globo, escrito por Bruno Luperi, Muda chega ao Pantanal para se vingar do assassinato do pai. Gil matou o posseiro no Paraná após ter perdido o filho Chico (Enrique Diaz no passado e Túlio Starling em 2022) em uma disputa por terras.

Muda cresce e promete à mãe, em seu leito de morte, que vingará o assassinato do pai. Ela contrata um matador de aluguel, e ele acaba atirando em Maria Marruá (Cássia Kis Magro no passado e Juliana Paes agora) a sangue-frio. Na nova versão da Globo, será Lúcio (Erom Cordeiro) quem fará o trabalho sujo.

Muda se arrepende da decisão cruel e acaba se aproximando de Juma (Cristiana Oliveira no passado e Alanis Guillen agora). No desenrolar da trama, a personagem se torna funcionária da fazenda de José Leôncio.

Estreante no papel, Bella Campos estreou nas novelas como Muda do remake de “Pantanal”. A atriz estava escalada para “Malhação Transformação”, mas ficou disponível para fazer testes quando a novela juvenil foi cancelada.

“Quando vi que teria uma nova versão de Pantanal, desejei muito isso. Pensei: ‘Tem tudo a ver comigo, eu sou dessa região e é uma coisa muito natural para mim'”, contou Bella Campos em entrevista recente para o Notícias da TV.

A intérprete de Muda tem 24 anos e não tinha nascido quando a primeira versão foi ao ar em 1990. Ela estudou algumas cenas da novela pela web, mas optou por não assistir o trabalho de sua antecessora. “Eu não quis assistir muito [as cenas de Muda]. O que eu mais acompanhei foram [as sequências] da primeira fase”, contou a atriz.

No final de “Pantanal”, Tibério (Sérgio Reis) e Muda (Andréa Richa) terminaram juntos. O estreante Guito é quem faz o papel do peão na nova versão. Caso Bruno Luperi mantenha a versão original, Muda terá um final feliz.

Pantanal: Bella Campos é Muda (Foto: Reprodução)
Pantanal: Bella Campos é Muda (Foto: Reprodução / Globo)

Quem escreve

Diego Laureano

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários