Celebridades Patrícia Poeta Patrícia Poeta

Patrícia Poeta cativa público, cresce como profissional após muito esforço e se consolida como apresentadora

Saiba mais sobre a brilhante carreira de Patrícia Poeta (Foto: Montagem TV Foco)
Saiba mais sobre a brilhante carreira de Patrícia Poeta (Foto: Montagem TV Foco)

A apresentadora está na televisão brasileira desde o início do século e é reconhecida como uma das maiores comunicadoras da atualidade

Patrícia Poeta, no auge dos seus 43 anos, é uma das comunicadoras mais importantes e reconhecidas de todo o elenco e contratados da Rede Globo. Comandando o ‘É De Casa’ ao lado de outras estrelas desde 2015, ela conquistou o público e se tornou uma verdadeira estrela.

Filha dos advogados Maria de Fátima Poeta Pfingstag e Ivo Barcellos Pfingstag, a apresentadora nasceu e cresceu na região metropolitana de Porto Alegre, mais precisamente na cidade de São Jerônimo.

Irmã mais velha de três filhas, Patrícia Poeta decidiu não seguir a carreira dos pais, diferente de uma de suas irmãs, se formando em jornalismo pela tradicional Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

INÍCIO DA CARREIRA

Após se formar com excelência, a apresentadora iniciou seus trabalhos na TV Bandeirantes Rio Grande do Sul. Inicialmente apenas cobrindo férias de repórteres e, posteriormente, após se destacar, começou a apresentar o telejornal local na hora do almoço.

Apesar de ser um grande feito para uma iniciante, Patrícia Poeta sonhava alto e logo em seguida já encaminhou algumas amostras de sua performance no programa para emissoras de televisão em São Paulo, esperando conseguir maior destaque nacional.

Não demorou muito e o merecido prestígio finalmente chegou. Ela foi contratada pela Rede Globo em 2000, de cara a maior emissora do país, para apresentar a previsão do tempo nos telejornais da casa, inclusive os de rede nacional.

Com o passar do tempo, ela acabou acumulando funções como repórter e apresentadora, fazendo com que no ano seguinte, estreasse na bancada do ‘SPTV – 1° edição’, ao lado de Chico Pinheiro e, eventualmente Cesar Tralli. Além disso, comandava o ‘Jornal Hoje’ aos sábados.

A jornalista no comando do 'SPTV - 1° edição' (Foto: reprodução/Globo)
A jornalista no comando do ‘SPTV – 1° edição’ (Foto: reprodução/Globo)

Em 2002, após seu marido ter se tornado o diretor da Globo Internacional em Nova Iorque, Patrícia Poeta também foi transferida para a cidade estadunidense, se tornando correspondente e produzindo memoráveis reportagens, lembradas até hoje.

Morando fora do Brasil, ela entrevistou grandes nomes do cinema mundial, como Julia Roberts, Tom Hanks, Leonardo di Caprio, Steven Spielberg e Tom Cruise. Ganhou experiência como entrevistadora, se tornando figurinha carimbada no ‘Fantástico’ e ‘Jornal Nacional’.

Apesar da carreira estar em uma verdadeira crescente, cada vez sendo mais reconhecida por seus feitos, Patrícia Poeta resolveu se desligar da Globo em 2005, enquanto ainda morava nos Estados Unidos, para poder se dedicar em um curso de pós-graduação em cinema na Universidade de Nova Iorque.

Léo Santana é exposto por famoso, fica pelado na frente dele e real é dita: “Bota na minha mão pra sentir o peso”

Patrícia Poeta no 'Fantástico' após retornar para a Globo (Foto: reprodução/Globo)
Patrícia Poeta no ‘Fantástico’ após retornar para a Globo (Foto: reprodução/Globo)

VOLTA AO BRASIL E GRANDES DESTAQUES

Retornando para o país em 2006, a apresentadora só voltou a ser uma das contratadas da Globo em 2008, mas se encontra até os dias atuais na emissora. Com sua retomada, se tornou fixa no ‘Fantástico’, fazendo dupla com Zeca Camargo.

Anos mais tarde, em 2011, tomou todos os holofotes para si ao ser a grande escolhida da emissora para substituir Fátima Bernardes da bancada do ‘Jornal Nacional’, já que a jornalista havia deixado a atração para se dedicar à seu trabalho solo.

Com o jornalístico, Patrícia Poeta ficou eternizada ao lado de grandes fatos na história do Brasil. Cobriu as manifestações em 2013, a copa de 2014 com o fatídico 7×1 da Alemanha, as eleições presidenciáveis em 2014, entre outros grandes eventos.

Apesar do bom desempenho ao lado de William Bonner, ela deixou a bancada do JN em 31 de outubro de 2014, para se dedicar a um novo programa de entretenimento, assim como aconteceu com Fátima Bernardes anos antes.

Sandra Annenberg mostra versatilidade profissional, conquista público com simpatia e marca jornalismo brasileiro

A jornalista na bancada do 'Jornal Nacional' (Foto: reprodução/Globo)
A jornalista na bancada do ‘Jornal Nacional’ (Foto: reprodução/Globo)

Em agosto de 2015 ela finalmente estreou com o ‘É De Casa’ nas manhãs de sábado, onde continua até os dias atuais. Além disso, agora no entretenimento, apresentadora também comanda o ‘Caixa de Costura’ no canal de TV paga GNT, que faz parte dos produtos Globo.

Com muito esforço e determinação, em menos de duas décadas Patrícia Poeta se tornou um fenômeno nacional, conquistando uma legião de fãs e impressionando com seus trabalhos na telinha.

Sua versatilidade artística impressiona a muitos, já que ela consegue ir do jornalismo sério e de qualidade do JN ao entretenimento leve e descontraído do matinal sem perder sua essência ou se engessar em um personagem.

A apresentadora é um exemplo a ser seguido por aqueles que buscam seu lugar em meio ao disputado mundo da comunicação, já que sempre batalhou para ter seu espaço e o conquistou de forma justa e íntegra, sem precisar pisar em ninguém.

Kevinho, após esfregar espada na cara dos fãs e ter fotos com parte íntima à mostra é pego atracado: “Encaixados”

A apresentadora comanda o 'É De Casa' (Foto: reprodução)
A apresentadora comanda o ‘É De Casa’ (Foto: reprodução)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Gabriel Motta

Estudante de Publicidade e Propaganda, amante de cultura pop, reality shows, séries e música.