Dívida de R$1,5 B e pedido de falência: Montadora, popular como Toyota, afunda em país

Crise de montadora gigantesca chinesa se aprofunda em meio a dívidas bilionárias, pedidos de falência, protestos de fornecedores e mais.

20/05/2025 8h00

5 min de leitura

Imagem PreCarregada
Montadora entra com pedido de falência após dívidas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva)

Crise de montadora gigantesca chinesa se aprofunda em meio a dívidas bilionárias, pedidos de falência, protestos de fornecedores e até boatos desmentidos

Uma das montadoras chinesas mais promissoras da última década no setor de veículos elétricos, tão popular quanto a Toyota, mergulhou em uma grave crise financeira que culminou, em maio de 2025, com um pedido formal de falência feito por um credor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Neta Auto, conhecida inclusive por competir com gigantes no mercado chinês.

A empresa agora luta para sobreviver enquanto afunda em meio a dívidas, atrasa salários, perde fornecedores e enfrenta manifestações públicas no sudeste asiático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montadora Neta entra com pedido de falência (Foto Reprodução/ Internet)
Montadora Neta entra com pedido de falência (Foto Reprodução/ Internet)

Inclusive, essa derrocada ocorre em meio a boatos de aquisição pela Toyota, desmentidos publicamente por ambas as empresas, o que frustrou investidores e expôs ainda mais a fragilidade da situação da Neta.

Diante disso e a partir de informações divulgadas pelo Vrum, a equipe especializada em mercado automotivo do TV Foco traz o panorama dessa situação que mal começou e já tem dado o que falar.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ascensão meteórica da Neta Auto

  • A Neta Auto pertence ao grupo chinês Hozon Auto e cresceu rapidamente entre 2020 e 2023 ao oferecer carros elétricos de entrada com visual moderno, tecnologia acessível e preços agressivos.
  • Modelos como o Neta V e o Neta X dominaram o mercado de jovens motoristas urbanos na China, além de ganhar espaço no Sudeste Asiático e anunciar planos de entrada na Europa.
Neta Auto, Falência
O Neta X (Foto: Reprodução/Internet)
  • Em 2022, a Neta chegou a ocupar o top 5 de vendas de veículos elétricos na China, superando marcas tradicionais em volume mensal. A empresa se posicionou como símbolo da nova geração automotiva chinesa — digital, limpa e acessível.

O que aconteceu?

  • Apesar do crescimento acelerado, os primeiros indícios de problemas financeiros surgiram discretamente no final de 2024.
  • Em dezembro, fornecedores relataram atrasos nos pagamentos, enquanto clientes notaram atrasos na entrega de veículos.
  • A imprensa chinesa especializada, como o portal CNEVPost, começou a levantar suspeitas sobre a saúde financeira da montadora.

Tentativa de reestruturação:

Mas, em março de 2025, a Neta anunciou um amplo plano de recuperação financeira.

A empresa firmou acordos de conversão de dívida em ações com 134 fornecedores principais, totalizando mais de 2 bilhões de yuans (cerca de R$ 1,5 bilhão em dívidas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento, embora ousado, teve adesão limitada e gerou críticas entre fornecedores menores, que ficaram fora do processo.

No mesmo período, a Neta buscou levantar entre 4 e 4,5 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 3,1 a 3,5 bilhões) em uma rodada de investimentos com fundos privados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, até o momento nenhum valor foi confirmado como recebido, o que agravou ainda mais o caixa da empresa.

Quebrando boatos

Conforme citado acima, com o agravamento da crise, circularam rumores de que a Toyota, uma das maiores fabricantes do mundo, estaria negociando a compra ou o resgate da Neta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As especulações agitaram o mercado, influenciaram ações de fornecedores e alimentaram expectativas de recuperação.

No entanto, em 13 de maio, tanto a Toyota quanto a Hozon Auto publicaram comunicados negando qualquer negociação de compra, fusão ou participação acionária.

Toyota Corolla
Toyota desmentiu boatos de compra (Foto: Reprodução/Internet)

O desmentido caiu como uma bomba no setor e selou o pessimismo de analistas sobre a sobrevivência da Neta no curto prazo.

Pedido de falência formal e colapso judicial

Em maio de 2025, um dos credores entrou com pedido formal de falência contra a Neta Auto na Justiça chinesa, alegando insolvência e inadimplência continuada.

A documentação foi aceita para análise e agora a empresa deve apresentar sua defesa em um processo que pode resultar no fechamento definitivo da operação ou em sua liquidação parcial.

De acordo com a Yicai Global, o setor jurídico da empresa já trabalha em uma resposta emergencial, mas internamente há poucas perspectivas de reversão, segundo ex-executivos da companhia.

Protestos de fornecedores e funcionários demitidos

Porém, a crise extrapolou os tribunais e chegou às ruas…

No dia 9 de maio, cerca de 300 fornecedores protestaram na sede da Neta Auto em Xangai, exigindo o pagamento de dívidas e denunciando calotes acumulados desde 2024.

Cartazes exibiam frases como “Neta não paga, mas promete”.

Poucos dias depois, em 15 de maio, ex-funcionários da montadora organizaram uma marcha silenciosa em Hangzhou, denunciando salários atrasados e descumprimento de acordos trabalhistas.

O caso ganhou repercussão em redes sociais como o Weibo, onde usuários criticaram a empresa e a falta de fiscalização do governo local.

Qual é o impacto do colapso da Neta no setor automotivo chinês?

A crise da Neta expõe a instabilidade de muitas startups automotivas chinesas que, embora tenham crescido rapidamente nos últimos anos com apoio estatal e capital privado, enfrentam dificuldades em manter operações sustentáveis frente à concorrência intensa, queda nos subsídios e desaceleração econômica.

Analistas do mercado já classificam o caso da Neta como “alerta vermelho” para outras marcas emergentes, especialmente aquelas focadas no segmento de veículos elétricos de entrada.

A consolidação do setor parece inevitável nos próximos anos.

Thumbnail Video Youtube

Conclusão:

Em suma, a Neta Auto, que já figurou entre os grandes nomes da nova geração automotiva chinesa, agora caminha para uma possível dissolução judicial.

Os protestos, o endividamento e o fracasso em atrair investimentos expõem a fragilidade de um modelo que priorizou crescimento sem lastro.

A negação da Toyota em intervir sepultou as últimas esperanças de resgate.

No fim, a montadora se tornou símbolo de como o sucesso veloz pode desmoronar com ainda mais velocidade. Mas, para saber sobre as montadoras do Brasil e suas novidades, cliquem aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.