Dívida de R$1,5 B e pedido de falência: Montadora, popular como Toyota, afunda em país

Crise de montadora gigantesca chinesa se aprofunda em meio a dívidas bilionárias, pedidos de falência, protestos de fornecedores e até boatos desmentidos
Uma das montadoras chinesas mais promissoras da última década no setor de veículos elétricos, tão popular quanto a Toyota, mergulhou em uma grave crise financeira que culminou, em maio de 2025, com um pedido formal de falência feito por um credor.
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Trata-se da Neta Auto, conhecida inclusive por competir com gigantes no mercado chinês.
A empresa agora luta para sobreviver enquanto afunda em meio a dívidas, atrasa salários, perde fornecedores e enfrenta manifestações públicas no sudeste asiático.
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Inclusive, essa derrocada ocorre em meio a boatos de aquisição pela Toyota, desmentidos publicamente por ambas as empresas, o que frustrou investidores e expôs ainda mais a fragilidade da situação da Neta.
Diante disso e a partir de informações divulgadas pelo Vrum, a equipe especializada em mercado automotivo do TV Foco traz o panorama dessa situação que mal começou e já tem dado o que falar.
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Ascensão meteórica da Neta Auto
- A Neta Auto pertence ao grupo chinês Hozon Auto e cresceu rapidamente entre 2020 e 2023 ao oferecer carros elétricos de entrada com visual moderno, tecnologia acessível e preços agressivos.
- Modelos como o Neta V e o Neta X dominaram o mercado de jovens motoristas urbanos na China, além de ganhar espaço no Sudeste Asiático e anunciar planos de entrada na Europa.

- Em 2022, a Neta chegou a ocupar o top 5 de vendas de veículos elétricos na China, superando marcas tradicionais em volume mensal. A empresa se posicionou como símbolo da nova geração automotiva chinesa — digital, limpa e acessível.
O que aconteceu?
- Apesar do crescimento acelerado, os primeiros indícios de problemas financeiros surgiram discretamente no final de 2024.
- Em dezembro, fornecedores relataram atrasos nos pagamentos, enquanto clientes notaram atrasos na entrega de veículos.
- A imprensa chinesa especializada, como o portal CNEVPost, começou a levantar suspeitas sobre a saúde financeira da montadora.
Tentativa de reestruturação:
Mas, em março de 2025, a Neta anunciou um amplo plano de recuperação financeira.
A empresa firmou acordos de conversão de dívida em ações com 134 fornecedores principais, totalizando mais de 2 bilhões de yuans (cerca de R$ 1,5 bilhão em dívidas).
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O movimento, embora ousado, teve adesão limitada e gerou críticas entre fornecedores menores, que ficaram fora do processo.
No mesmo período, a Neta buscou levantar entre 4 e 4,5 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 3,1 a 3,5 bilhões) em uma rodada de investimentos com fundos privados.
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No entanto, até o momento nenhum valor foi confirmado como recebido, o que agravou ainda mais o caixa da empresa.
Quebrando boatos
Conforme citado acima, com o agravamento da crise, circularam rumores de que a Toyota, uma das maiores fabricantes do mundo, estaria negociando a compra ou o resgate da Neta.
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As especulações agitaram o mercado, influenciaram ações de fornecedores e alimentaram expectativas de recuperação.
No entanto, em 13 de maio, tanto a Toyota quanto a Hozon Auto publicaram comunicados negando qualquer negociação de compra, fusão ou participação acionária.

O desmentido caiu como uma bomba no setor e selou o pessimismo de analistas sobre a sobrevivência da Neta no curto prazo.
Pedido de falência formal e colapso judicial
Em maio de 2025, um dos credores entrou com pedido formal de falência contra a Neta Auto na Justiça chinesa, alegando insolvência e inadimplência continuada.
A documentação foi aceita para análise e agora a empresa deve apresentar sua defesa em um processo que pode resultar no fechamento definitivo da operação ou em sua liquidação parcial.
De acordo com a Yicai Global, o setor jurídico da empresa já trabalha em uma resposta emergencial, mas internamente há poucas perspectivas de reversão, segundo ex-executivos da companhia.
Protestos de fornecedores e funcionários demitidos
Porém, a crise extrapolou os tribunais e chegou às ruas…
No dia 9 de maio, cerca de 300 fornecedores protestaram na sede da Neta Auto em Xangai, exigindo o pagamento de dívidas e denunciando calotes acumulados desde 2024.
Cartazes exibiam frases como “Neta não paga, mas promete”.
Poucos dias depois, em 15 de maio, ex-funcionários da montadora organizaram uma marcha silenciosa em Hangzhou, denunciando salários atrasados e descumprimento de acordos trabalhistas.
O caso ganhou repercussão em redes sociais como o Weibo, onde usuários criticaram a empresa e a falta de fiscalização do governo local.
Qual é o impacto do colapso da Neta no setor automotivo chinês?
A crise da Neta expõe a instabilidade de muitas startups automotivas chinesas que, embora tenham crescido rapidamente nos últimos anos com apoio estatal e capital privado, enfrentam dificuldades em manter operações sustentáveis frente à concorrência intensa, queda nos subsídios e desaceleração econômica.
Analistas do mercado já classificam o caso da Neta como “alerta vermelho” para outras marcas emergentes, especialmente aquelas focadas no segmento de veículos elétricos de entrada.
A consolidação do setor parece inevitável nos próximos anos.
Conclusão:
Em suma, a Neta Auto, que já figurou entre os grandes nomes da nova geração automotiva chinesa, agora caminha para uma possível dissolução judicial.
Os protestos, o endividamento e o fracasso em atrair investimentos expõem a fragilidade de um modelo que priorizou crescimento sem lastro.
A negação da Toyota em intervir sepultou as últimas esperanças de resgate.
No fim, a montadora se tornou símbolo de como o sucesso veloz pode desmoronar com ainda mais velocidade. Mas, para saber sobre as montadoras do Brasil e suas novidades, cliquem aqui*.
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Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.