COMO ASSIM?!

Pelo de rato: Comunicado da ANVISA e retirada de tempero nº1 das prateleiras do Assaí e +abala BH, MG

09/04/2025 às 13h18

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
ANVISA confirma retirada de tempero nº1 após risco detectado pela própria empresa (Foto: Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/Pinterest/Freepik/ANVISA)

Alerta sanitário: Comunicado da ANVISA envolvendo uma marca famosa de temperos nº1 deixa Belo Horizonte em choque e retirada do produto é executada em grandes supermercados

Os temperos são elementos fundamentais da culinária brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, eles não apenas conferem sabor e aroma aos pratos típicos, mas também ajudam a manter viva a cultura gastronômica de diferentes regiões do país.

Entre as especiarias mais presentes nas receitas nacionais, a canela ocupa lugar de destaque, especialmente em:

  • Doces diversos;
  • Chás;
  • Pratos à base de pescados;
  • Arroz-doce;
  • Canjica;
  • Bolo de fubá;
  • Rabanada.

Inclusive, especialistas reconhecem suas propriedades medicinais: ela auxilia na digestão, acelera o metabolismo com efeito termogênico e combate os radicais livres com ação antioxidante.

Na mesa brasileira, a canela moída é uma velha conhecida, seja em bebidas quentes como quentão ou em sobremesas típicas das festas juninas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa determina proibição contra Canela Moída (Foto: Reprodução)
Canela moída (Foto: Reprodução/ Internet)

Descoberta chocante!

No entanto, em março de 2025, a empresa Domingos Costa Indústrias Alimentícias S.A., mais conhecida como Vilma Alimentos, importante empresa de Belo Horizonte, MG, emitiu um alerta de recolhimento voluntário através de uma resolução da ANVISA.

Em suma, o alerta ordenou a retirada de um lote de uma de suas linhas de canelas mais amadas, das prateleiras dos principais mercados, como o Assaí e +, fazendo com que milhares de clientes, ainda mais os belo-horizontinos, ficassem abalados com a notícia.

Sendo assim, a partir de informações obtidas pela própria resolução mencionada, a equipe especializada em fiscalização e serviços traz abaixo todas as informações, as possíveis declarações da empresa e os riscos encontrados.

MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguirmos com a matéria, é bom deixar claro que o episódio afetou somente um lote da marca, ou seja, todos os demais lotes, bem como linhas, permanecem sendo comercializados normalmente.

Arrancado das prateleiras:

O lote arrancado em questão se referia a:

  • Canela moída da marca Pirata;
  • Lote 614074GC;
  • Validade até 07/03/2026.

Conforme mencionamos acima, essa decisão partiu da própria empresa após análise indicar a presença de fragmentos de pelo de roedor acima do limite permitido, conforme previsto pela Resolução RDC nº 623/2022. – Para saber mais sobre essa regularização, clique aqui*.

O laudo foi emitido pela Fundação Ezequiel Dias, o laboratório central de saúde pública de Minas Gerais.

Assim, com base na autodenúncia da empresa, a ANVISA confirmou a contaminação e emitiu a Resolução nº 1.125, em 21 de março de 2025, proibindo a comercialização e distribuição do produto.

Resolução parte 1 contra o lote da canela moída (Foto Reprodução/ANVISA)
Resolução parte 1 contra o lote da canela moída (Foto Reprodução/ANVISA)
Resolução parte 2 contra o lote da canela moída (Foto Reprodução/ANVISA)

A Domingos Costa Indústrias Alimentícias (Vilma Alimentos) se manifestou?

Apesar de não localizarmos declarações extras da empresa sobre o ocorrido, o recolhimento voluntário demonstra por si só que a empresa é comprometida com a qualidade dos seus produtos, bem como com a segurança dos consumidores.

Entretanto, caso a mesma queira adicionar algo a mais ou trazer mais uma manifestação sobre o ocorrido, o espaço segue em aberto.

  • Importância da empresa: Fundada em 1925 em Belo Horizonte (MG), a Domingos Costa Indústrias Alimentícias S.A. atua com mais de 300 produtos, incluindo massas, farinhas, condimentos, biscoitos e misturas para bolos.

Além disso, a marca é amplamente reconhecida no Sudeste, especialmente em Minas Gerais. Inclusive, em 2025, a empresa completou 100 anos e é administrada atualmente pela quarta geração da família fundadora.

Quais riscos a presença de fragmentos de ratos acima do permitido pode representar?

A presença de fragmentos de pelo de roedor, além de visualmente desagradável, pode representar risco direto à saúde, com potencial de contaminação por:

  • Salmonelas;
  • Leptospirose;
  • Outros agentes patogênicos.

Esses riscos exigem vigilância rigorosa e atuação rápida por parte da indústria e dos órgãos reguladores. O recolhimento, nesse caso, é uma ação fundamental para evitar que o produto atinja o consumidor final.

Conclusão:

Em suma, os temperos como a canela são parte indispensável da culinária brasileira.

Mas um caso envolvendo o recolhimento de uma marca famosa do segmento, bem como o comunicado da ANVISA, deixou a todos em alerta.

No entanto, a atitude da empresa reforça o papel da responsabilidade corporativa no setor alimentício.

Thumbnail Video Youtube

Anvisa
Bh
canela
Pirata

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.