CHOCANTE

Pelo de rato: A marca de farinha arrancadas dos mercados, confirmada pelo jornal da Globo, e situação agora


Fiscalização encontrou pelo de rato em farinha de trigo (Foto: Freepik/Ascom/Anvisa)

Uma famosa marca de farinha de trigo recebeu proibição da Anvisa após análise encontrar pelo de rato no produto, segundo O Globo

O jornal O Globo divulgou, em 2017, uma proibição que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez após encontrar pelo de rato em uma famosa marca de farinha de trigo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

De acordo com a publicação, a Associação de Consumidores Proteste realizou um teste de segurança alimentar em amostras de oito marcas de café e farinha do trigo. A análise encontrou um inseto morto no café Melitta e pelo de rato na farinha da marca Sol.

A agência permite uma certa quantidade de partes de insetos e pelos de ratos em alimentos fabricados, entretanto, as duas marcas ultrapassaram os limites regulamentados.

De acordo com a Anvisa, é permitido ter até 75 fragmentos de insetos em 50g de farinha de trigo. Durante as análises, as amostras de 50 gramas das marcas Renata possuíam 33 fragmentos de insetos, da Dona Benta, 3 fragmentos, e da Rosa Branca, apenas 5.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Farinha da marca Sol (Foto: Reprodução)
Farinha da marca Sol (Foto: Reprodução)

Já da marca Sol, a quantidade foi bem superior: foram 25 fragmentos de insetos e um fragmento de pelo de roedor, o que acabou tornando a qualidade inadequada.

Veja também

Para se ter uma ideia, a Anvisa permite uma pequena quantidade de pelos de rato em alguns alimentos, como molhos e ketchup, mas em farinha essa regra não se aplica.

Na época, a Proteste exigiu dos órgãos fiscalizadores que os produtos em desacordo com a norma fossem retirados do mercado e pediu uma revisão na Resolução 14 da Anvisa, considerada “excessivamente complacente”.

POSIÇÃO DA EMPRESA

A J.Macêdo, fabricante da marca Sol, emitiu um comunicado afirmando que nada irregular foi identificado em suas análises. “Se por algum motivo um produto se apresente fora da especificação, o lote inteiro do qual ele faz parte é descartado, conforme as regras da ANVISA e as melhores práticas de segurança alimentar”, disse a nota.

A SOL CONTINUA FABRICANDO FARINHA?

A Sol regularizou todos os seus produtos e não teve novos problemas com a Anvisa nos últimos anos.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Foto: Ascom/Anvisa)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Foto: Ascom/Anvisa)

🚨 Luto! Morre atriz amada da Globo + Ana Maria em gu3rra com a Platinada + Davi torrando os milhões 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco. Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br