Notícias da Televisão

Notícias da Televisão

Pesquisa revela que assistir TV aumenta o risco de diabetes

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Passar horas em frente à televisão pode aumentar o risco de desenvolver diabetes. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, calcularam que a cada hora que passamos sentados, o risco de ter a doença aumenta em 3,4%. A descoberta foi publicada na última quarta-feira no periódico Diabetologia.

Os autores utilizaram dados de participantes do Programa de Prevenção do Diabetes, desenvolvido e publicado em 2002 pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. A pesquisa acompanhou 3.234 adultos com obesidade que apresentavam risco de desenvolver diabetes tipo 2 e não faziam nenhum tipo de tratamento medicamentoso preventivo, como o uso de metformina.

Estudos anteriores já mostravam que mudanças no estilo de vida, como praticar atividade física, contribuíam para reduzir as chances de diabetes em pacientes com alto risco. Agora, a nova pesquisa mostra que a ausência dessas medidas não só dificulta a prevenção como também aumenta o risco das pessoas desenvolverem a doença.

“Esses resultados são importantes, pois eles mostram que houve uma redução no tempo que as pessoas gastam vendo televisão, mesmo que essa não fosse uma meta do programa. Talvez, se adicionarmos isso como uma meta das mudanças no estilo de vida, os resultados e benefícios para a saúde podem ser ainda melhores”, explica Andrea Kriska, professora do departamento de epidemiologia da Universidade de Pittsburg e uma das autoras do estudo.

Veja também

VÍDEO YOUTUBE: Bomba! Angélica volta pro domingo da Globo + Claudia Rodrigues diz que não é lésbica

Assuntos

pesquisaTv

Quem escreve

Aloizio Júnior

Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários