VEJA A LISTA

Brasileiros com alguma dessas 15 doenças populares já podem solicitar aposentadoria IMEDIATA do INSS hoje (5)

05/07/2024 às 11h36

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
INSS - Montagem: TVFOCO

Confira agora quais são as doenças que dão direito a aposentadoria imediata pelo INSS e você já pode solicitar hoje mesmo

O INSS, que se trata do órgão responsável por assegurar os direitos dos brasileiros de receber pagamento de auxílios, pensões, e aposentadorias, sem dúvidas, é um órgão de extrema importância na vida dos brasileiros.

Inclusive, no INSS, uma das modalidades mais procuradas para a aposentadoria é por invalidez. Apena para nível de conhecimento, essa aposentadoria é paga para os trabalhadores que, por conta de alguma enfermidade ou acidente, ficaram incapacitados de exercerem suas funções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A liberação do benefício depende da avaliação de um médico perito. Dessa forma, não basta apenas a realização de um requerimento para ser beneficiado, precisa passar por um exame criterioso aonde será constatado a existência da doença.

Segundo as novas determinações do INSS, as doenças que dão direito ao recebimento da aposentadoria por invalidez são:

Continua após o Veja Também

Veja também

Acidente vascular encefálico agudo, Abdome agudo cirúrgico; Hanseníase; Cegueira; Tuberculose ativa; Transtorno mental grave; Doença de Parkinson; Cardiopatia grave; Neoplasia maligna (câncer); Nefropatia grave; Hepatopatia grave.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também temos na lista Esclerose múltipla; Paralisia irreversível e incapacitante; Espondilite anquilosante; Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); Síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids); Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.

A salientar, o direito à aposentadoria por invalidez não depende da função trabalhista do beneficiário. Portanto, o trabalhador pode ser autônomo, CLT ou até empregado, desde que ele esteja contribuindo de maneira regular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com as determinações da Previdência Social, o cidadão também deve seguir os seguintes critérios:

Ser permanentemente incapaz de trabalhar; Comprovar a incapacidade por meio de uma perícia médica feita pelo INSS; Cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os segurados do INSS);

Estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez?

Para efetuar a solicitação do benefício, o trabalhador deverá acessar o site ou aplicativo Meu INSS, da Previdência Social, e em seguida, clicar na aba “Perícia Inicial”. Ao acessá-la seguir as instruções da plataforma digital.

Após concluir o procedimento e o beneficiário ser aprovado para fazer sua análise documental pela “Perícia Médica”, aparecerá em uma tela as opções de melhor local para o recebimento dos valores do benefício.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

abono inss
Bianca Rayla

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.