Petrobras tem reunião hoje para decidir nomeação de Paes de Andrade


Conselho de Administração da Petrobras se reúne hoje para decidir sobre nomeação de Paes de Andrade para a presidênciaReprodução

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne na manhã desta segunda-feira (27) para deliberar sobre a nomeação de Caio Paes de Andrade como novo presidente, no lugar de José Mauro Coelho, demitido pelo governo em meio a pressões para frear os reajustes no preço dos combustíveis.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Se aprovado, ele será o quarto presidente da Petrobras desde o início do ano passado, após Roberto Castello Branco, Joaquim Silva e Luna e Coelho.

Diante de rumores de mudança na política de preços da Petrobras — que faz reajustes em paridade com o preço no mercado internacional —, o Comitê de Pessoas da estatal solicitou uma entrevista com Paes de Andrade para que ele pudesse dar informações sobre notícias divulgadas pela imprensa relacionadas a essa política e também a possíveis “mudanças na governança da Petrobras”. Ele, porém, optou por não comparecer.

Paes de Andrade respondeu a algumas dúvidas levantadas pela Petrobras por escrito. E negou ter “qualquer orientação específica ou geral do acionista controlador ou qualquer outro no sentido de alteração da política de preços”.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Na última sexta-feira (24), Paes de Andrade teve seu nome aprovado pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg), que é ligado ao Comitê de Pessoas e analisa os indicados para o Conselho da Petrobras. A decisão, porém, não foi unânime. Francisco Petros, presidente do Celeg e membro do Conselho de Administração da companhia, avaliou que ele não tem as “aptidões necessárias para o exercício do cargo”.

Em paralelo, a área de conformidade da estatal atribui “risco médio” ao executivo e houve ressalvas a seu currículo.

O indicado de Bolsonaro só pode assumir o comando da Petrobras com o aval do Conselho de Administração.

Petroleiros associados a duas grandes federações da categoria, FNP e FUP, farão um protesto em frente à sede da Petrobras, no Centro do Rio, no horário da reunião do Conselho, prevista paras 10h.

O ato será em repúdio à nomeação de Paes de Andrade para o comando da estatal, que não teria a experiência exigida pelo cargo, argumenta a categoria. A manifestação é também contra a proposta de privatização da Petrobras.

“Trocar o presidente da Petrobrás sem alterar a política de preço é apenas cortina de fumaça e malabarismo midiático eleitoreiro. É necessário um real debate sobre a formação do preço dos combustíveis, investimento nas refinarias, reversão das privatizações e novos editais de contratação para petroleiros para aumentar a produção nacional e conquistar a autossuficiência em combustíveis fósseis. Sem isso, a “indignação” do presidente da República e as trocas desastrosas na diretoria da Petrobrás sinalizam somente um desespero eleitoral”, diz a nota da FUP e da FNP.

🚨 Davi demascarado + Demissão urgente no SBT junto com Eliana + Belo e Gracyanne falidos     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA