Clientes que usam o PIX nos bancos, Caixa, Itaú e Nubank: fiquem atentos
Desde que o Pix foi lançado, bancos como Caixa, Itaú e Nubank tem buscado formas de fortalecer a segurança e evitar golpes, roubos e ataques cibernéticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, tem um novo vírus que tem deixado os usuários de Android, que tem esse bancos instalados no celular e que usam o Pix, tensos.
Esse novo vírus, segundo a DCiber, se chama ‘BrasDex’, que é um malware que ameaça justamente alguns respectivos celulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi descoberto pela empresa de cibersegurança Threat Fabric em dezembro e desde então tem aterrorizado usuários do Pix em celulares Android.
Para se ter ideia, esse ‘vírus’ é capaz de interceptar as transferências de Pix realizadas por meio dos aplicativos das instituições financeiras. Muitos usuários já se tornaram vítimas desse golpe do Pix, perdendo quantias significativas de dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser um vírus extremamente perigoso, ele não atua nas falhas dos bancos ou do Pix, e sim dos usuários que concedem todos os dados e informações necessárias para esse golpe ser aplicado.
COMO ESSE VÍRUS FUNCIONA E COMO COMBATER?
Após ser instalado no Android, o vírus fica “adormecido”, esperando o momento em que a vítima abrir o aplicativo do banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando a pessoa acessa o aplicativo do banco Caixa, Itaú ou Nubank, o BrasDex consegue acessar as informações do aplicativo, como saldo e número da conta, aguardando o início de uma transferência.
Se o usuário tenta realizar um Pix, o vírus entra em ação, colocando uma tela por cima do aplicativo do banco. Nesse ponto, o BrasDex interfere na transação, desviando os fundos para uma conta controlada pelos criminosos, deixando o usuário sem recursos e com um problema de segurança grave em mãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devemos sempre verificar a procedência de aplicativos e downloads, desconfiar de mensagens que solicitam informações pessoais e, acima de tudo, manter um software antivírus atualizado em nossos dispositivos.