De acordo com informações do portal Século Diário, os clientes do plano de saúde Unimed Vitória ficaram sem saber ao certo qual deles deveriam pagar, em meio comunicados contraditórios das empresas.
A situação se agravou ainda mais quando, em 31 de janeiro, a Unimed emitiu um comunicado informando que a Benevix, administradora de benefícios, não estaria mais intermediando as contratações.
Porém, a Benevix contradisse essa afirmação, reafirmando que seu contrato com a Unimed permanecia em vigor, deixando os clientes ainda mais aflitos e confusos.
Ainda segundo o portal, uma cliente, Angélica Almeida Mercandeli, compartilhou sua preocupação: “O boleto novo venceu e eu tive que pagar, ontem venceu o da Benevix. Meu medo é a Benevix vir com cobrança depois. Já está tão difícil pagar plano de saúde, e a gente ainda fica nesse fogo cruzado”, relatou.
A Unimed Vitória explicou que os planos coletivos empresariais migraram para uma contratação direta com as entidades de classe parceiras ACE-ES e ACS-ES, reduzindo os custos da mensalidade do plano.
Segundo informações, isso resultou em uma redução significativa no valor das mensalidades, como foi o caso de Angélica, que economizou quase R$ 300 com a mudança.
Porém, a Benevix afirma possuir um contrato exclusivo com a Unimed, que permanece válido até junho de 2028, e que havia ingressado com uma ação judicial exigindo o cumprimento do acordo.
A Unimed Vitória, por sua vez, emitiu uma nota informando que os boletos enviados pela Benevix aos clientes são indevidos e que está tomando medidas legais para evitar prejuízos aos beneficiários.
É importante ressaltar que toda essa situação afeta apenas o plano da Unimed em Vitória e não se estende aos outros planos do país.
Os clientes estão aguardando ansiosamente por mais esclarecimentos e uma resolução para esse impasse que os deixou em estado de insegurança e confusão.
Qual o posicionamento da Unimed para clientes afetados?
Em nota para Século Diário, a Unimed afirmou que: “Caso algum cliente tenha feito o pagamento do boleto enviado pela Benevix, a Unimed Vitória orienta que faça contato com sua central de atendimento por um dos canais disponíveis: telefone (27) 99842-9341 ou e-mail planounimed@acses.org.br. A cooperativa lamenta o ocorrido, reitera seu cuidado com os beneficiários e se compromete publicamente a manter ativas as carteirinhas de todos que estejam nessa situação, garantindo, assim, atendimento e cobertura”.
Já a Benevix informou que “busca proteger o direito de seus clientes na justiça e nossos canais de comunicação estão abertos para sanar quaisquer dúvidas”.
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são:
Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br