Plano de lei de trânsito traz mudança vital em Campo Grande, MS, na era Adriane Lopes em 2025

Mudança vital no trânsito de Campo Grande, MS, em 2025 sob a gestão de Adriane Lopes, com novo plano de lei

21/04/2025 15:15

4 min

Lei de trânsito - Adriane Lopes (Foto: Reprodução)
Lei de trânsito - Adriane Lopes (Foto: Reprodução)
Continua depois da publicidade

Mudança vital no trânsito de Campo Grande, MS, em 2025 sob a gestão de Adriane Lopes, com novo plano de lei

Em 2025, a administração de Adriane Lopes em Campo Grande, MS, chega com uma mudança significativa com a implementação do novo plano de lei de trânsito.

Continua depois da publicidade

Com foco em alternativas mais sustentáveis de transporte, a proposta já gera debates sobre os desafios e os benefícios que a cidade pode enfrentar nos próximos anos.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis de trânsito e das informações da Câmara Municipal de Campo Grande, detalha agora sobre o projeto “Bike CG”.

Continua depois da publicidade

Projeto de lei

No dia 19 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, em sua 71ª sessão ordinária, o projeto de lei nº 11.332/24, de autoria do vereador Prof. André Luis (PRD), que institui o programa “Bike CG”.

Lei de trânsito anunciada em Curitiba vem com proibição aos motoristas (Foto: Reprodução/ Internet)
Lei de trânsito (Foto: Reprodução/ Internet)

Porém, a proposta visa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, ampliando as políticas públicas para além da prática esportiva.

Continua depois da publicidade

Além disso, a iniciativa busca criar condições para que a população utilize a bicicleta para deslocamentos urbanos cotidianos, promovendo a mobilidade ativa e contribuindo para a redução da emissão de poluentes.

Leia também

Bike CG

O programa “Bike CG” propõe a implementação de ações que incluem a melhoria da infraestrutura cicloviária, com a criação de ciclovias e ciclofaixas interligadas.

Continua depois da publicidade

Além disso, a promoção de um sistema de compartilhamento de bicicletas. Esse sistema permitirá que os cidadãos tenham acesso facilitado a bicicletas para uso diário, especialmente em trajetos que conectem pontos estratégicos da cidade, como terminais de transporte coletivo e áreas comerciais.

Porém, a proposta também visa integrar o uso da bicicleta ao transporte público, incentivando a adoção de meios de transporte mais sustentáveis e eficientes.

Continua depois da publicidade
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Homens andando de Bicicletas (Foto: Reprodução/ Internet)

Campo Grande

A implementação do programa “Bike CG” também está alinhada com iniciativas anteriores da administração municipal.

Em janeiro de 2024, a prefeita Adriane Lopes sancionou a Lei nº 7.197, que cria o Sistema de Compartilhamento de Bicicletas em vias públicas.

Contudo, essa lei estabelece as diretrizes para a operação do sistema, incluindo a criação de pontos de retirada e devolução de bicicletas, e a regulamentação das operadoras responsáveis pela disponibilização dos veículos.

Além disso, a parceria entre o Legislativo e o Executivo municipal é fundamental para a efetivação dessas políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável. ​

Pontos principais do programa “Bike CG”:

  • Criação de ciclovias e ciclofaixas interligadas.
  • Implementação de sistema de compartilhamento de bicicletas.
  • Integração do uso da bicicleta ao transporte público.
  • Promoção de ações educativas sobre mobilidade ativa.
  • Desenvolvimento de campanhas de conscientização ambiental.​
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Bicicleta - (Foto: Reprodução / Internet)

A lei já está em ação na cidade?

Atualmente, o programa "Bike CG" ainda não está em operação em Campo Grande.

Embora a Lei Municipal nº 7.197, sancionada em janeiro de 2024, e o Decreto nº 15.899, de abril de 2024, tenham estabelecido as bases legais e regulamentares para a implementação do sistema de compartilhamento de bicicletas, a Prefeitura ainda não lançou o edital para contratar a empresa responsável pela operação do serviço.

Contudo, a previsão inicial era de que o edital fosse publicado no primeiro semestre de 2024, com início das atividades ainda naquele ano. No entanto, até o momento, o processo licitatório não foi concluído, e a previsão é de que o sistema comece a operar em 2025.

CONCLUSÃO 

Por fim, a aprovação do programa “Bike CG” é um passo significativo para transformar Campo Grande em uma cidade mais sustentável e inclusiva.

Porém, com a implementação das ações previstas, espera-se não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também promover a saúde pública e a qualidade de vida dos cidadãos.

Contudo, a continuidade do diálogo entre poder público e sociedade será essencial para o sucesso e a expansão dessa iniciativa.

Veja também matéria especial sobre: Nova lei de trânsito anunciada em Salvador, BA, traz proibição severa, na era Jerônimo, em 2025.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu