William Bonner

ighomeWilliam Bonner

Plantão da Globo invade programação, Bonner é convocado às pressas e decreta momento histórico: “Usa da força”

William Bonner tem corte no Jornal Nacional, vê o pior acontecer e é derrubado na Globo: Audiências 27/10
William Bonner (Foto: Reprodução/TV Globo)

Muitas pessoas podem não saber, mas foi William Bonner quem estreou a temida vinheta do “Plantão da Globo”, em 1991, ao vivo

O uso da vinheta no “Plantão da Globo” representa um dos artifícios mais tradicionais da emissora para dar informações extraordinárias. Ele pode interromper a programação a qualquer momento e teve seu início em 1991, sob o comando de uma entrada ao vivo de William Bonner no ar.

Na época, o principal jornalista da casa noticiou a crise da União Soviética. Antes da típica vinheta, criada pelo mago das vinhetas Hans Donner, os boletins extraordinários surgiam no ar por meio do “Plantão JN”. E entrada de William Bonner com o plantão acontece no no intervalo da “Tela Quente”, em 19 de agosto de 1991.

“O governo americano suspende toda ajuda econômica à União Soviética. O presidente norte-americano George Bush condena o uso da força e adverte: o golpe é inconstitucional”, disse o jornalista interrompendo imediatamente a exibição do filme “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989).

William Bonner continuou: “Bush apoia Boris Yéltsin. O presidente da federação Russa está defendendo a volta das autoridades legalmente constituídas ao poder. Outras informações a qualquer momento”. Ele entrou mais uma vez no ar naquele mesmo dia, ainda durante a “Tela Quente”.

CONTINUAÇÃO

Outro “Plantão da Globo” sobre o mesmo assunto entrou no ar no dia 21 de agosto, desta vez sob o comando de Sérgio Chapelin. Na época, o veterano era o âncora oficial do “Jornal Nacional”. “O toque de recolher em Moscou começa daqui uma hora. A medida foi anunciada por Boris Yéltsin”, informou o apresentador.

Veja também

FIM DA HISTÓRIA

Naquele mesmo ano, no dia 25 de dezembro, Pedro Bial e Marcos Hummel interromperam a reprise de “Roque Santeiro” e o especial de fim de ano de Roberto Carlos para anunciar o fim da União Soviética. Toda a situação teve cobertura firme da Globo durante todo o ano de 1991.

William Bonner antes do fatídico "Plantão da Globo", ainda na época em que comandava o "Fantástico" (Foto: Reprodução/TV Globo)
William Bonner antes do fatídico “Plantão da Globo”, ainda na época em que comandava o “Fantástico” (Foto: Reprodução/TV Globo)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Quem escreve

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários