Agora

Agora

Já pode começar a comemorar: Novo abono em fevereiro e ’14º salário’ de trabalhadores chegando em 2024

Abono conhecido como 14° salário já tem prazo para ser pago (Foto: Reprodução/ Internet)
14° salário (Foto: Reprodução/ Internet)

Novo abono em fevereiro parecido com o 14° salário

Todo mundo quer ter uma grana extra na conta para gastar como quiser. Dessa forma, um assunto muito recorrente nos últimos anos, e que gerou grandes expectativas, foi o pagamento do 14° salário. Isso, na verdade, foi uma promessa que surgiu durante a pandemia da Covid-19 e virou até Projeto de Lei.

O 14º salário é a proposta do Projeto de Lei 4367/2020 que tem como objetivo oferecer um abono anual (décimo quarto salário) aos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social. Proposto no ano de 2020, a última ação legislativa aconteceu em 2022 e até o momento não teve conclusão.

Entretanto, para quem precisa receber uma boa notícia sobre pagamento de grana extra temos um excelente recado logo nesse primeiro bimestre do ano. Isso porque um outro benefício, também conhecido por muitos como o próprio 14º salário, está confirmado para este ano de 2024 e deve ser pago a partir de fevereiro.

Abono conhecido como 14° salário já tem prazo para ser pago (Foto: Reprodução/ Internet)
Abono conhecido como 14° salário já tem prazo para ser pago (Foto: Reprodução/ Internet)

Estamos falando do PIS/PASEP, abono que beneficia cerca de 25 milhões de pessoas, de acordo com informações do portal ‘BMCNews’. O montante liberado está alinhado com o valor do salário mínimo atual decretado pelo governo Lula, R$ 1.412. Aliás, já existe um calendário de pagamento desse benefício em 2024.

Os pagamentos do PIS serão feitos pela Caixa, enquanto o PASEP, será liberado pelo Banco do Brasil. Neste ano, o calendário de pagamento foi unificado: tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber o abono a partir de 15 de fevereiro, segundo o mês de nascimento de cada beneficiário.

Veja também

PIS/PASEP vai começar a ser liberado em fevereiro (Reprodução: Internet)
PIS/PASEP vai começar a ser liberado em fevereiro (Reprodução: Internet)

Vale lembrar que o abono salarial PIS/PASEP 2024, conhecido como 14° salário, será referente ao ano-base 2022. No geral, têm direito ao abono, funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam durante pelo menos 30 dias em 2022 e receberam até dois salários-mínimos por mês.

Como consultar?

Para fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo:

  • Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
  • Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
  • Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.

 

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

14° salário

Quem escreve

Kelly Araújo

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]