Pode levar a morte e proibição da Anvisa: Marca de queijo é retirada às pressas do Assaí, Carrefour e +

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/08/2024 19:25

4 min

Carrefour, Assaí, supermercado, Anvisa e queijo (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)
Carrefour, Assaí, supermercado, Anvisa e queijo (Foto: Reproduçã...
Continua depois da publicidade

Por um motivo chocante, que pode levar a morte, a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) fez uma proibição de famosa marca de queijo

Assaí, Carrefour e demais supermercados foram avisados sobre a proibição de uma famosa marca de queijo, que precisou e retiradas às pressas por determinação da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária). O motivo foi por causa de uma bactéria em um dos lotes que pode levar a morte.

Continua depois da publicidade

A Medida Cautelar ocorreu no dia 24 de junho de 2024. O queijo costuma ser indispensável no preparo de vários alimentos e é o queridinho das donas de casa, por isso causou espanto o veto do órgão fiscalizador, que sempre entra em ação quando as empresas não seguem recomendações sanitárias.

Vale destacar que o queijo é uma ótima fonte de proteínas e cálcio, e conta ainda com outros minerais essenciais para a saúde, como fósforo, potássio e zinco, além de vitaminas A, B e D. Os benefícios do mesmo o torna um grande aliado do bem-estar e de uma alimentação equilibrada e saudável de acordo com o portal Tua Saúde .

Continua depois da publicidade

O órgão ordenou a retirada imediata do Queijo Minas Padrão da marca Frimesa dos mercados Carrefour, Assaí, entre outros, após a própria empresa, comprometida com a segurança do consumidor, emitir um comunicado de recolhimento voluntário. A ação foi tomada após resultados alarmantes em um de seus lotes, e deve ser acompanhada com atenção pelos consumidores.

A medida foi causada por resultados analíticos que revelaram a presença de Estafilococos coagulase positiva e Escherichia coli em níveis acima dos limites estabelecidos no lote 080424 QB em 08 de abril de 2024. Através da Resolução-RE Nº 2350, a marca de Queijo Minas Padrão teve que ser vetada para consumo de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Consumidores que adquiriram o Queijo Minas Padrão da marca Frimesa, lote 080424 QB, são orientados a não consumirem o produto e procederem com a devolução ao estabelecimento de compra para reembolso ou troca. É importante destacar que a Frimesa agiu em total colaboração com as autoridades sanitárias para resolver a situação o mais rápido possível junto à Anvisa.

Leia também

Anvisa e proibição de queijo - Foto Reprodução Internet
Anvisa e proibição de queijo (Foto: Reprodução / Canva)

A EMPRESA SE MANIFESTOU?

A ingestão de alimentos contaminados por Estafilococos coagulase e Escherichia coli acima dos limites estabelecidos pode levar a problemas de saúde significativos, como intoxicação alimentar, resultando em sintomas como náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia.

Continua depois da publicidade

Em casos mais graves, febre e desidratação também podem ocorrer. Por outro lado, certas cepas de Escherichia coli, como a E. coli O157, podem causar infecções intestinais severas, caracterizadas por diarreia sanguinolenta, cólicas abdominais intensas e, em casos extremos, insuficiência renal.

Baseada no cooperativismo, a Frimesa surgiu há 45 anos, unindo trabalho coletivo, investimento nas cooperativas, foco, valorização das pessoas. A marca tem como intuito levar o melhor para mesa dos consumidores e isso fica evidente com o alerta de recolhimento voluntário feito pela mesma.

Continua depois da publicidade

De acordo com o site oficial da marca, missão da Frimesa é prover alimentos de valor para as pessoas, com desenvolvimento contínuo, de forma sustentada, criando valor para os públicos envolvidos. Sendo assim, a empresa segue comercializando os seus produtos normalmente, onde apenas o lote citado foi proibido.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Queijo Minas da marca Frimesa (Foto: Internet)
Queijo Minas da marca Frimesa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br