É oficial!

Lei em vigor e modelos BANIDOS: 5 carros têm a venda PROIBIDA no Brasil incluindo populares da Volks e Toyota

29/05/2024 às 11h09

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Carros populares têm a venda proibida no BR (Reprodução/Montagem/Canva)

Carros populares e amados são banidos do Brasil com lei em vigor

Para a surpresa de milhões de consumidores, 5 carros amados e populares no Brasil, da Volkswagen e Toyota, são banidos do país após a lei entrar em vigor.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Um exemplo peculiar de carro proibido de ser comercializado no Brasil é o Toyota Land Cruiser. Sua venda é autorizada apenas no Japão, onde é produzido.

A Toyota impõe restrições severas a essa comercialização no exterior, considerando-o uma ameaça à segurança global.

O modelo Volkswagen Golf GTD, vertente esportiva com motor à diesel, também não é comercializado por aqui.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Assim como, as picapes RAM 1500, Jeep Gladiator, Chevrolet Silverado que também enfrentam essa proibição de serem vendidas no país.

Veja também

Isso porque, a venda de carros de passeio a diesel é proibida por lei no Brasil desde 1976 a partir da edição da Portaria MIC 346, pelo Ministério da Indústria e Comércio.

Segundo o portal Quatro Rodas, a lei foi criada por conta da crise mundial de combustíveis e pela poluição gerada pelo enxofre presente no diesel na época, quando o País precisava importar 78% do petróleo consumido.

O Brasil é o único país do mundo que tem uma lei do tipo, embora esta restrição já exista em algumas cidades europeias.

Desse modo, a legislação não permite o uso de motores diesel em caminhonetes com capacidade de carga na caçamba inferior a 1 tonelada.

Atualmente, somente caminhões, ônibus, picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida (ou primeira marcha mais curta, como nos Jeep Renegade e Compass) podem usar esses motores.

Embora tenha acontecido repetidas tentativas de derrubar esse veto, mas sempre surgia algum argumento como a questão ambiental, pois no passado o diesel emitia muito material particulado prejudicial para a saúde humana.

Qual é o carro mais barato do Brasil em 2024?

Segundo informações do Motor1, o Renault Kwid voltou a ser o carro mais barato do Brasil, após um aumento de preços do Fiat Mobi.

Já equipado com controle de estabilidade desde a última renovação, possui também direção elétrica, ar-condicionado, quatro airbags, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED, monitoramento de pressão dos pneus, sistema start-stop e assistente de partida em rampas.

Land Cruiser Prado está isento de IPVA (Foto: Divulgação/Toyota)
Toyota Land Cruiser (Foto: Divulgação/Toyota)
 Volkswagen Golf GTD (Reprodução/Car and Driver)
Volkswagen Golf GTD (Reprodução/Car and Driver)
RAM 1500, Jeep Gladiator e Chevrolet Silverado(Reprodução/Motor1)
RAM 1500, Jeep Gladiator e Chevrolet Silverado(Reprodução/Motor1)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.