Globo

Por Amor, fenômeno da Globo, tem facão da morte e 27 atores já morreram; veja a lista

A novela Por Amor com os atores Fábio Assunção e Gabriela Duarte (Foto: Reprodução)
A novela Por Amor com os atores Fábio Assunção e Gabriela Duarte (Foto: Reprodução)

Após 23 anos, Por Amor encabeça a lista de novelas cuja um grande número de atores já morreram

Lembra da novela Por Amor? Recentemente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, a trama escrita por Manoel Carlos carrega consigo um vasto elenco para ninguém colocar defeito.

+A Fazenda 12: Após crise de ciúme, Mirella revela verdade por trás de affair com Biel e detona Tays: “Vai ser”

Exibida originalmente em 1997, o folhetim contava a história de Maria Eduarda, personagem interpretada por Gabriela Duarte, filha de Helena (Regina Duarte), uma moça que perdeu o bebê no parto.

As duas engravidaram juntas, mas o bebê da herdeira acabou falecendo e ela pediu que o médico César (Marcelo Serrado) fizesse a troca das crianças.

Maria Eduarda era casada com Marcelo, papel de Fábio Assunção. Filho predileto de Branca (Susana Vieira), ele era constantemente assediado por Laura (Vivianne Pasmanter).

Branca de Por Amor (Foto: Reprodução)
Branca de Por Amor (Foto: Reprodução)

Além de Marcelo, Branca era mãe também de Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício). Casada com Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), era apaixonada por Atílio (Antonio Fagundes).

+Bia Bonemer, filha de Bonner e Fátima, se empolga, mostra tudo em decote e marmanjos piram: “Gostosa”

No grupo de veteranos, um vasto elenco. Porém, a maioria deles já morreu. Ao total, 27 atores nos deixaram, fechando assim a cortina da vida para entrar no espetáculo do céu.

Carlos Eduardo Dolabella, Eloísa Mafalda e Umberto Magnani; atores de Por Amor (Reprodução/Divulgação/TV Globo)
Carlos Eduardo Dolabella, Eloísa Mafalda e Umberto Magnani; atores de Por Amor (Reprodução/Divulgação/TV Globo)

Entre os principais nomes que já morreram, está o de de Carlos Eduardo Dolabella que, como citado, vivia o personagem Arnaldo de Barros Mota, casado com Branca.

Além dele, Eloísa Mafalda. Na produção, a estrela viveu a Dona Leonor. Mãe de Sirléia (Vera Holtz) e avó de Cati (Carolina Dieckmann), a personagem garantiu momentos divertidos no folhetim. A artista morreu em 2018 aos 93 anos, em decorrência de uma insuficiência respiratória.

Para completar a lista, Umberto Magnani. Em Por Amor, ele interpretou Antenor. Morreu em 27 de abril de 2016, aos 75 anos, após sofrer um AVE (acidente vascular encefálico). Na ocasião, participava da novela Velho Chico, onde vivia o Padre Romão.

Muitos da novela nos deixaram

Além dos citados, morreram também Castro Gonzaga, o qual deu vida ao Dr. Juvenal Moretti , morreu aos 89 anos, em 2 de outubro de 2007, devido a falência múltipla dos órgãos.

Chica Xavier, a famosa Chica, também não está no mesmo plano que nós. Ela morreu em 8 de agosto de 2020, aos 88 anos, em decorrência de um câncer de pulmão. Ela foi casada com o ator Clementino Kelé por mais de 60 anos.

Abaixo, você confere a lista completa dos atores da novela Por Amor que já morreram:

Fábio Junqueira, que viveu o personagem Maurício, um primo de Atílio (Antonio Fagundes). O ator morreu em 20 de novembro de 2008, aos 52 anos.

Eloísa Mafalda, que interpretou Leonor Batalha, mãe de Sirléia (Vera Holtz), avó de Catarina (Carolina Dieckmann) e sogra de Nestor (Marco Ricca).

Carlos Zara, que foi o juiz do julgamento de Nando, morreu em 11 de dezembro de 2002, aos 72 anos, em virtude de falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória provocadas por um câncer de esôfago.

Edyr de Castro, que deu vida a Elvira. A ex-Frenética morreu no dia 15 de janeiro de 2019, aos 72 anos, por falência múltipla dos órgãos. Nos últimos anos de vida, conviveu com o Alzheimer.

Lucy Mafra, que viveu Santa na novela, morreu em 5 de dezembro de 2014, aos 60 anos, com falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e neoplasia de pulmão. Nos últimos anos de vida, teve uma intensa depressão.

Chaguinha, que viveu Narciso em Por Amor. Ele participou de inúmeras novelas. Morreu em 3 de dezembro de 2014, aos 83 anos. A causa não foi revelada.

Henrique César, que deu vida aoDr. Murilo, morreu em 9 de janeiro de 2018, aos 84 anos.

Irving São Paulo, que participou como o Dr. Felipe, morreu no dia 10 de agosto de 2006, aos 41 anos, em decorrência de uma pancreatite.

Dary Reis, que interpretou o personagem Camargo, um amigo de Orestes (Paulo José), morreu em 26 de dezembro de 2010, aos 84 anos.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Raquel Souza