Emissoras Globo ighome

Saiba por que a Globo está dispensando tantos artistas e quem não corre risco

Vera Fischer, Renato Aragão e Camila Pitanga: artistas foram dispensados pela Globo (Foto: Reprodução/Globo/Fábio Rocha)
Vera Fischer, Renato Aragão e Camila Pitanga: artistas foram dispensados pela Globo (Foto: Reprodução/Globo/Fábio Rocha)

Globo acaba com longos contratos e está dispensando artistas considerados estrelas. Entenda o motivo!

A Globo promoveu uma sequência de dispensas de artistas nas últimas semanas e chamou a atenção ao não renovar contrato até de veteranos, como Renato Aragão e Vera Fischer, estrelas que estavam há décadas na emissora. Mas por que o canal da família Marinho está dispensando tantos artistas nos últimos tempos?

A explicação é que a Globo está se movimentando para se adaptar ao novo mercado. Os longos contratos com todos os artistas do elenco é coisa do passado e isso será cada vez mais raro. A maioria dos atores terá vínculos por obra, como vem acontecendo até com nomes mais importantes, como Camila Pitanga.

+ Eliana é acusada de fazer Festa Junina nos estúdios do SBT durante pandemia e emissora se manifesta

+ Sérgio Chapelin surge irreconhecível no Fantástico, pega telespectadores de surpresa e espanta: “O que aconteceu?”

ARTISTAS INDISPENSÁVEIS E MUITO PRODUTIVOS

A regalia de permanecer com longos contratos e salário mesmo fora do ar na Globo continuará somente para alguns artistas, como os considerados “indispensáveis”. Na lista, nomes como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Antonio Fagundes, Laura Cardoso, Lima Duarte, entre outros integrantes do chamado “primeiro time”.

Laura Cardoso, Lima Duarte e Fernanda Montenegro em O Outro Lado do Paraíso; atores do grupo considerado como indispensável (Foto: Globo/Raquel Cunha)
Laura Cardoso, Lima Duarte e Fernanda Montenegro em O Outro Lado do Paraíso; atores do grupo considerado como indispensável (Foto: Globo/Raquel Cunha)

Quem também continuará com a “mordomia” dos longos contratos são atores considerados muito produtivos, como é o caso de Thiago Fragoso, que renovou vínculo e será exclusivo da Globo pelos próximos quatro anos. É um ator que não nega trabalhos – nos últimos cinco anos, esteve em quatro novelas e fez participações em outras atrações.

POR QUE A GLOBO ESTÁ DEMITINDO?

Demissões também estão acontecendo por causa do projeto de unificação do grupo de comunicação, chamado de Uma Só Globo. O projeto unifica todas as estruturas das marcas do conglomerado de mídia (TV aberta e paga, Som Livre, portal na internet, streaming e DGcorp) em uma única empresa.

“A experiência digital mudou muito a maneira como o público consome mídia, conteúdos e serviços, e nós mudamos junto. Nossa estratégia amplia a força da televisão, ao unir TV aberta e TV fechada às oportunidades digitais, com o consumidor no centro do negócio”, disse Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo Globo, no início do projeto.

+ Rodrigo Faro mostra cueca de Luiz Bacci em rede nacional e apresentador fica desesperado: “Não acredito”

No final de maio, Nóbrega afirmou em uma fala interna que a Globo promoveria demissões e que o corte de empregos seria ainda mais acelerado durante a pandemia, por causa das “transformações do momento atual”.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor Peccoli

Publicitário, Vitor escreve sobre TV desde 2013 e, aqui no TV Foco, traz as principais notícias do surpreendente mundo da televisão e seus bastidores.
E-mail: vitor@otvfoco.com.br