ALERTA!

Conta-poupança da Caixa encerrada sem aviso-prévio é denunciada

09/06/2025 às 12h10

Imagem PreCarregada
Ilustração poupança bloqueada e logo da Caixa (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Cliente relata bloqueio na poupança

Nesta segunda-feira, 09, traremos detalhes sobre uma denúncia de uma cliente da Caixa após ter sua conta-poupança encerrada sem aviso-prévio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 03 de fevereiro de 2025, a cliente Luiza relatou ao portal “Reclame Aqui” o encerramento de sua conta poupança, aberta no dia 01 de setembro de 2010.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Abri uma conta poupança na caixa dia 01/09/2010, que usava para receber o meu salário e guardar algum dinheiro, e a usava para movimentar o dinheiro para outra conta de banco”, iniciou a cliente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, Luiza ressaltou que a instituição bloqueou e encerrou a sua poupança no dia 17 de julho de 2023.

” E com isso no dia 17/07/2023, a minha conta foi bloqueada e encerrada, a caixa fechou a conta do nada e sem aviso, só fui perceber quando meu patrão depositou o meu dinheiro mensal, e o mesmo voltou, fui a caixa três dias depois, e no atendimento, perguntei o motivo do acontecido e o atendente disse que eu procurasse a justiça (e não me disse mais nada)”, relatou a cliente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Problemas da conta

Além disso, Luiza ressaltou que fez um contrato com uma construtura para conquistar a casa própria.

No entanto, após fazer o financiamento no banco, a construtura informou que Luiza tinha uma dívida interna na Caixa – um sicow.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, a cliente precisou ir até uma agência no dia 3 fevereiro de 2025.

Porém, segundo a cliente, a atendente informou que não havia nenhuma dívida e o motivo do cancelamento: a falta de movimentação na poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Informou que por causa da conta encerrada a caixa achou que eu poderia estar fazendo uma movimentação ilícita por não deixar dinheiro na conta”, disse a cliente, que continuou:

“E por não ter procurado a caixa do meu banco em 90 dias depois do acontecido (sendo que não fui informada ou notificada), o meu o CPF agora está bloqueado e não poderei mais fazer o financiamento pela caixa pelos próximos 5 anos, sendo em que me encontro de mãos atadas, pois a mesma bloqueia, não informa”, disse a cliente.

Denúncia de cliente (Foto: Reprodução / Reclame Aqui)
Denúncia de cliente (Foto: Reprodução / Reclame Aqui)

Nota da Caixa

Em seguida, a instituição financeira emitiu uma nota – no dia 17 de feveiro de 2025 – no Reclame Aqui. Veja o pronunciamento:

“A partir de agora a CAIXA passa a atuar oficialmente no Reclame AQUI, para reforçar ainda mais nosso compromisso com você. Nosso objetivo é ampliar os canais de atendimento e garantir um suporte ainda mais próximo e eficiente”, disse o banco, que continuou:

“Identificamos que sua manifestação foi registrada em um período em que ainda não estávamos ativos na plataforma. Se seu problema já foi resolvido, ótimo! Ficamos felizes em saber que deu tudo certo. Mas, se ainda precisar de ajuda, nos acione por aqui ou pelos nossos canais de atendimento”, finalizou o banco.

Resposta da Caixa (Foto: Reprodução / Reclame Aqui)
Resposta da Caixa (Foto: Reprodução / Reclame Aqui)

Como ocorre o bloqueio da conta-poupança na Caixa?

Por fim, de acordo com informações do site oficial, a Caixa pode encerrar a conta poupança que tiver saldo zero e sem movimentação no período de 180 dias.

Porém, segundo informações do Banco Central, o banco deverá informar o cliente sobre o encerramento.

Ilustração poupança (Foto: Canva)
Ilustração poupança (Foto: Canva)

Considerações finais

Em suma, a cliente Luiza da Caixa relatou o bloqueio de sua poupança através de uma reclamação no Reclame Aqui.

Veja mais informações sobre instituições financeiras clicando aqui.

Caixa
Destaque
encerramento poupança
poupança

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.