Celebridades

Presente de José Wilker para Vera Holtz é revelado e deixa todos chocados

Vera Holtz e José Wilker eram grandes amigos (Foto: Reprodução)
Vera Holtz e José Wilker eram grandes amigos (Foto: Reprodução)

O saudoso José Wilker, quando partiu desse mundo, deixou de presente para seus fãs uma gama de trabalhos renomados na televisão. Para amigos mais íntimos, mais que isso. É o caso da atriz Vera Holtz, que ganhou um presentaço do autor que deixou sua casa completa. Em texto escrito para a Folha de S.Paulo, Vera revelou que, quando seu apartamento atual ficou pronto, ela desejava estampar em suas paredes a obra de algum artista, especialmente que remetesse a raízes brasileiras. É aí que entra o ator veterano com uma surpresa daquelas.

A primeira vez que eu soube de Gilvan Samico foi quando recebi um pacote imenso na minha porta. Pensei: ‘Quem foi o exagerado que me mandou uma coisa desse tamanho?’. Descobri que havia sido José Wilker, de quem eu era muito amiga. Ele disse que havia comprado várias gravuras feitas pelo artista pernambucano e queria me dar uma de presente, seguro de que eu ia adorar. E realmente fiquei apaixonada. A partir disso, começamos a competir em quem tinha mais Samicos”, revelou a veterana.

+Felipe Camargo reencontra a ex-esposa Vera Fischer em cena e surpreende com declaração

Fiquei com muita vontade de conhecer a pessoa responsável por aquelas obras maravilhosas. Coincidentemente, nessa época, eu ia muito ao Recife por causa do meu namorado pernambucano, mas tinha vergonha de procurar Samico —e Roberon, meu então companheiro, insistia que não havia problema em fazer uma visita à casa dele. Até que um dia o Zé mesmo me contou onde ele morava e fui conhecê-lo. Fiquei encantada com Samico e Célida, sua esposa. Passei a frequentá-lo e comprei mais e mais obras —hoje tenho 12 quadros, além daquele com que o Zé me presenteou”, prosseguiu.

Vera Holtz ainda revelou como se deu o processo de escolha dos quadros que fariam parte de sua coleção. “Samico escolhia comigo as obras que eu levaria e anotava em um fichário, onde gravava data e nome das pessoas com quem cada quadro ia seguir. Ele fazia só um trabalho por ano, séries das quais tirava cópias. Certa vez, ele chegou a me dar uma ferramenta de metal que usava para sangrar a madeira e me ensinou alguns rudimentos de como talhar. Guardo como uma relíquia”, relembrou.

Vera Holtz ao lado dos quadros de Gilvan Samico (Foto: Karime Xavier/Folhapress)
Vera Holtz ao lado dos quadros de Gilvan Samico (Foto: Karime Xavier/Folhapress)

Gosto de viver confrontada com esse ritual da xilogravura de Samico. De estar com sua simetria —tem um rigor matemático que me encanta—, o talho minucioso da madeira, o uso reduzido de cor, os significados ocultos dos símbolos. Suas obras se revelam diferentes a cada olhar e não cansam de me surpreender com sua individualidade, de um modo um pouco parecido com os sustos que você tem com o teatro”, constatou ainda a renomada atriz.

Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.