POR ONDE ANDA?

Lembra da primeira Joana de Renascer? Desaparecida da TV e irreconhecível, atriz vive nesta situação aos 59


Tereza Seiblitz e Alice Carvalho: Joana na primeira versão e no remake de Renascer (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

Joana (Alice Carvalho) é a esposa de Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer. Juntos, eles têm dois filhos. Mas o casamento, que aparenta ser feliz, terminará de forma trágica no remake assinado por Bruno Luperi.

A primeira atriz a interpretar Joana foi Tereza Seiblitz. A chegada dela à trama acabou se revelando uma grande e feliz coincidência na versão escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993.

“Quando fui chamada para a novela, já estava na Bahia há nove meses apresentando a peça Dona Flor e seus Dois Maridos. Lembro que estava lendo O cão sem plumas, do João Cabral de Melo Neto, em que ele fala sobre o Rio Capiberibe e os catadores de caranguejo. Então, foi realmente um presente. A primeira vez que eu entrei no manguezal foi por conta da novela, algo que me marcou para sempre”, revelou a atriz ao jornal O Globo.

Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer (Foto: Reprodução / Globo)
Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

Renascer foi a quarta novela de Tereza Seiblitz que, surpreendentemente, confessou somente se sentir à vontade nos sets de filmagens a partir de Renascer.

Em 1993, Tereza Seiblitz era uma atriz em ascensão. O sucesso da novela no horário nobre a levou a conquistar o papel da cigana Dara, protagonista de Explode Coração (1995). Porém, depois da trama de Gloria Perez, a atriz de 59 anos fez poucos trabalhos na TV.

Veja também

Seu mais recente trabalho foi Milagres de Jesus (2015), na Record. Ela também está no elenco de Justiça 2, que estreia no catálogo do Globoplay em abril.

Tereza Seiblitz em foto recente publicada nas redes sociais (Foto: Reprodução / Instagram)
Tereza Seiblitz em foto recente publicada nas redes sociais (Foto: Reprodução / Instagram)

QUAL O FINAL DE JOANA EM RENASCER?

Decidido a mudar de vida e enriquecer, Tião perceberá que as coisas não são tão fáceis como ele imagina em Renascer. Até mesmo José Inocêncio (Marcos Palmeira) ficou em choque com a atitude do forasteiro, de perguntar como ele conseguiu um diabinho.

A estratégia indicada pelo fazendeiro, porém, não fará o catador de caranguejos mudar a vida dele e de Joana, como ele tanto desejou nesse início do folhetim. Muito pelo contrário: o sonhador só será humilhado e explorado por Egídio (Vladimir Brichta).

Tião Galinha (Irandhir Santos) e Joana (Alice Carvalho) em Renascer (Foto: Reprodução / Globo)
Tião Galinha (Irandhir Santos) e Joana (Alice Carvalho) em Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

Na versão escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993, ele ainda acabou preso injustamente e foi humilhado na cadeia. Sem esperanças, Tião Galinha, na época interpretado por Osmar Prado, decidiu cometer suicídio e se enforcou.

Joaninha na pele de Tereza Seiblitz e o Padre Lívio (Jackson Costa) ficaram juntos. Após a morte de Tião Galinha, Joana, deprimida, retornou ao mangue. O padre, que sempre a amou, renunciou à batina e a seguiu, optando por viver esse amor.

Padre virou Pastor Lívio (Breno da Matta) no remake de Renascer (Foto: Reprodução / Globo)
Padre virou Pastor Lívio (Breno da Matta) no remake de Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

Bruno Luperi, alterou um detalhe do personagem Pastor Lívio (Breno da Matta). Se compararmos com a novela original, em 1993, o personagem era católico ao invés de evangélico.

Ocorre que desse modo, ele não precisará abandonar a batina para viver esse grande amor em Renascer.

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]