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Águia Branca, Cometa e+: Comunicado do Procon-SP obriga devolução de 100% da passagem a clientes por 1 atitude

16/01/2025 às 17h10

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Procon é responsável por grande parte das reclamações das empresas de serviço (Reprodução: Internet)

O Procon-SP orienta os consumidores paulistas e obriga devolução de 100% da passagem de ônibus

Águia Branca, Cometa, Kaissaras, Catedral, Continental, são apenas algumas das companhias de transporte rodoviário em São Paulo. E todas elas entram na obrigação cravada pelo Procon-SP.

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De acordo com o Procon-SP, os viajantes planejando férias devem estar atentos ao reservar passagens, hospedagens e passeios. Assim, evitando algumas “furadas”.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o órgão, desde o fim da pandemia, o turismo tem registrado alta demanda, afetando tanto os preços quanto a disponibilidade.

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Procon-SP (Foto: Reprodução)
Procon-SP (Foto: Reprodução)

Procon-SP alerta consumidores sobre direitos

“Com uma demanda que esteve reprimida durante muito tempo, o turismo interno ou internacional passou a ser bastante procurado pelos consumidores em geral.”

“Por isso os custos ficaram mais elevados e problema de garantia no atendimento das ofertas ganharam os primeiros lugares entre as reclamações do Procon-SP no ano passado”, alerta Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

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Por isso, quem deseja aproveitar as férias deve pesquisar bem, desconfiar de preços muito baixos e ler com atenção os contratos antes de assinar.

“Tudo prometido pelo fornecedor deve estar detalhado no contrato ou em qualquer documento enviado ao consumidor“, orienta Patrícia Dias, assessora técnica do Procon-SP.

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Além disso, evitar compras impulsivas, planejar os gastos e verificar a idoneidade dos fornecedores são práticas essenciais para garantir uma viagem tranquila.

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Ônibus da Cometa (Foto: Reprodução/ Internet)

Devolução de 100% da passagem ônibus

Dessa forma, segundo o Procon-SP, por exemplo, em casos de interrupções ou atrasos no transporte rodoviário, os passageiros têm direito a informações e assistência.

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Se o atraso ultrapassar uma hora, o passageiro pode solicitar o embarque em outra empresa com serviço equivalente e mesmo destino ou tomar a atitude de pedir 100% de reembolso do bilhete.

Para atrasos superiores a 3 horas, a empresa de ônibus deve oferecer alimentação aos passageiros e, se a viagem não puder ser concluída no mesmo dia, também arcar com os custos de hospedagem.

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Se o veículo disponibilizado for inferior ao contratado, o consumidor, pode pedir o reembolso da diferença no preço da passagem, caso o valor esteja relacionado às características do veículo.

Passagem ônibus (Foto: Reprodução/ Internet)
Passagem ônibus (Foto: Reprodução/ Internet)

Considerações finais

O Procon-SP orienta os consumidores paulistas sobre seus direitos em viagens rodoviárias, destacando a obrigação das empresas de devolver 100% da passagem em casos de atrasos ou interrupções significativas.

Com o aumento da demanda turística, o órgão reforça a importância de planejar viagens com cautela, desconfiar de preços muito baixos e verificar a idoneidade dos fornecedores.

Além disso, os passageiros devem estar atentos às garantias contratuais e buscar reembolso ou assistência quando houver falhas no serviço contratado.

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Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

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