Câncer, dermatite e+: Progressiva com formol traz perigo alarmante às mulheres 50+ e já descobrimos o porquê

Os Riscos alarmantes da progressiva com formol para mulheres como câncer, dermatite e outras ameaças que precisam ser conhecidas
3 min de leitura

Risco de formol na progressiva (Foto: Reprodução)

Os Riscos alarmantes da progressiva com formol para mulheres como câncer, dermatite e outras ameaças que precisam ser conhecidas

A progressiva com formol, amplamente utilizada por mulheres acima de 50 anos para alisar os fios, tem gerado preocupações alarmantes no meio da saúde e estética.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com substâncias que liberam vapores tóxicos durante o procedimento, os riscos de desenvolver câncer, dermatite e outras complicações aumentam significativamente, colocando em risco a saúde dessas mulheres.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em beleza e das informações do site IOP, detalha agora os riscos do uso de formol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uso do Formol

O uso frequente de formol para alisar os cabelos tem gerado preocupações significativas entre profissionais de saúde e consumidores.

Embora ele seja eficaz no alisamento capilar, sua aplicação indiscriminada pode acarretar sérios riscos à saúde.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Composta com formol, a escova progressiva prejudica a saúde e o couro cabeludo (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a presença de até 0,2% de formol em cosméticos, mas exclusivamente como conservante, sem propriedades alisantes.

No entanto, diversos produtos disponíveis no mercado contêm concentrações superiores, colocando em risco a saúde dos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alerta

A exposição ao formol pode resultar em reações adversas imediatas, como irritação ocular, nasal e respiratória.

Além disso, o contato com a pele pode provocar queimaduras, descamação e até queda de cabelo. A inalação da substância está associada a problemas respiratórios, incluindo bronquite e pneumonia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o produto é um agente cancerígeno, especialmente relacionado ao desenvolvimento de tumores nas vias aéreas superiores, como nariz, boca, faringe, laringe e traqueia.

O uso prolongado e repetido de produtos contendo formol aumenta significativamente o risco de câncer.

Outros riscos

Além dos riscos cancerígenos, a exposição contínua ao formol pode levar a reações alérgicas e doenças dermatológicas, como dermatite.

Profissionais que aplicam esses produtos estão particularmente vulneráveis, pois inalam maiores quantidades da substância durante os procedimentos.

Progressiva sem formol é uma das saídas para o bem estar do cabelo (Reprodução: Internet)

Para minimizar os riscos associados ao uso de formol, é essencial que os consumidores estejam atentos às composições dos produtos utilizados nos salões de beleza.

Por fim, verificar se o produto é registrado na Anvisa e se está dentro das concentrações permitidas pode prevenir danos à saúde.

Quais os riscos do uso frequente de formol para alisar os cabelos?

Jovem perdeu todo o cabelo e foi internada, após uso de formol no cabelo (Foto: Divulgação)

CONCLUSÃO 

Por fim, é imperativo que tanto profissionais quanto consumidores estejam cientes desses riscos e adotem medidas preventivas para proteger a saúde.

Veja também matéria especial sobre: Tchau progressiva: Mistura natural com 3 ingredientes sem formol alisa os cabelos em 20 minutos.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile