ALERTA!
Tóxico: Jornal é paralisado na Globo com proibição da ANVISA contra 25 populares dos alunos da Smartfit
12/08/2024 às 0h46
O Bom dia Goiás, jornal da rede Globo, foi paralisado às pressas com notícia chocante sobre um suplemento bastante utilizado. Foram proibidas 25 marcas populares desse produto, deixando em alerta alunos da Smartfit, entre outras academias
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é responsável por gerir grande parte da regulação de uma série de produtos e serviços no Brasil. A autarquia é quem crava legislações, como portarias e resoluções, onde existem diversos parâmetros e regras que devem ser seguidas por cada empresa e estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 25 de maio deste ano, o Bom dia Goiás, jornal da rede Globo, informou que a Anvisa, proibiu 25 marcas de creatina, um suplemento alimentar voltado para a nutrição esportiva. Para quem não sabe, esse produto é muito usado pelas pessoas que praticam exercícios físicos intensos, e que requerem muita força e energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o noticiado no jornal da Globo, essas 25 marcas de creatina foram proibidas por não seguirem as normas da Anvisa. De acordo com um relatório da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), órgão que identificou e não aprovou os produtos, as marcas não apresentavam a concentração do composto mencionada no rótulo.
Durante a reportagem a nutricionista e especialista, Tatiana Galvão, informou que as marcas de creatina foram reprovadas porque não apresentaram o grau de pureza necessário para ser aprovado perante as normas impostas pela Anvisa. Isso porque, as nossas leis indicam que o suplemento precisar ter pelo menos 80% de pureza, o que não era o caso dos produtos proibidos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falta de higiene: Anvisa confirma proibição de 2 azeites e interdição da Vigilância Sanitária contra fábrica
● Comunicado emergencial da Anvisa confirma proibição de produto n° 1 das mulheres
● 1 tonelada de carne PODRE: Anvisa faz interdição contra mercado popular
A especialista indica que as marcas desaprovadas pela Anvisa não possuíam a quantidade adequada de pureza, ou se quer, possuíam de fato a creatina em sua composição. Sendo assim, ao consumir, a pessoa que esta suplementando não obterá o resultado esperado, além de que, poderia oferecer riscos a saúde, pelo fato da abundância em impurezas não identificadas, podendo os produtos serem tóxicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é a creatina?
Segundo a nutricionista Tatiana Galvão, a creatina é um aminoácido que serve como fonte de produção de energia para as células musculares, de modo que melhora a força e o tônus muscular. Além disso, vale destacar que, o suplemento não é necessariamente voltado apenas para a nutrição esportiva, podendo ser usada em diversos tratamentos de saúde.
Como é detectado impurezas na creatina?
Segundo ‘O Globo’, para detectar impurezas, é analisada a variação máxima da creatina, isto é, a concentração de outros ingredientes que não sejam o composto. A Anvisa permite como até 20%. Contudo, segundo a análise, 10 das marcas obtiveram 100% de variação, em outras palavras, nenhum deles eram feitos de creatina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais marcas de creatina foram reprovadas?
Lista de produtos reprovados pela associação e fora da porcentagem de impurezas aceita pela Anvisa:
- Natures Now Researches creatine energy now atp: 96,8%.
- Body Nutry suplementos: 86,7%;
- Nitro max creatina: 59%;
- R74 Pro healthy creatine – 55,7%;
- Body Nutry creatina – 54,5%;
- Healthy time creatina powder – 53%;
- Body action web creatine dual power – 46,2%;
- Pro Healthy creatine micronized – 43,3%;
- Absolut Nutrition creatina 100% pure – 37,1%;
- Muscle full creatina – 32,7%;
- Absolut Nutrition creatina Flavor – 32,3%;
- Adaptogen hd cret – 24,3%;
- Vitamax Nutrition creatine booster – 23,67%.
- Body Action creatine double force – 23%;
- Ftw creatina ultra – 20,17%;
E os que apresentaram 100% de variação foram:
- Healthy labs creatina gourmet;
- Ravenna sports creatina micronized;
- Impure nutrition creatina;
- Nft Nutrition creatina 100% pura;
- Sun food creatine pure;
- Dymatrix nutrition creatina monohidrate;
- Iron tech sports nutrition creatina monohidratada;
- Red bolic creatine monster maca palatinose zma;
- Airomax creatine;
- Dark dragon crea delite.
COMUNICADOS
De acordo com o jornal O GLOBO, a FTW, marca do laboratório Fitoway, relatou por meio de uma nota que solicitou reanálise da Creatina Ultra depois dos testes da Abenutri, “que culminou na devida aprovação e emissão de laudo de ensaio laboratorial correspondente em setembro de 2023”.
“A FTW, marca do laboratório Fitoway, esclarece que, por divulgação do teste realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais(Abenutri), a FTW solicitou reanálise da Creatina Ultra que culminou na devida aprovação e emissão de laudo de ensaio laboratorial correspondente em setembro de2023.Com o esclarecimento dos fatos, reiteramos que o departamento jurídico já solicitou a retirada do ar da matéria original divulgada pelo Portal Metrópoles, responsável pela disseminação da informação incorreta, e retratação por parte doveículo de comunicação em questão. Colocamo-nos também à disposição da imprensa para assegurar a veracidade das informações prestadas e fornecer os documentos pertinentes a comprovação da qualidade e confiabilidade de nossos produtos”.
Por sua vez, a Absolut Nutrition reafirmou que a qualidade e a concentração de pureza da sua creatina, chegando a citar ações feitas diante a reprovação do produto no laudo citado, da ABENUTRI, em 2022.
“Além dos testes regulares realizados pela empresa é possível citar o teste laboratorial realizado por intermédio da CoopeNutri com a análise da Creatina Absolut Nutrition, tendo laudo aprovado emitido em 29 de novembro de 2023, garantindo a integridade e qualidade do produto.”, disse a Absolut Nutrition, em posicionamento ao GLOBO.
R74 Pro diz que mudou fornecedor. “Mudamos nosso fornecedor e, além disso, realizamos uma troca de fabricante. Estas ações foram implementadas com o objetivo de garantir que todos os nossos produtos atendam plenamente à legislação vigente e sejam disponibilizados no mais alto padrão de qualidade. Ressaltamos que os produtos atualmente disponíveis foram rigorosamente inspecionados e estão em total conformidade com os padrões legais e de qualidade exigidos. Agradecemos a compreensão e reafirmamos nosso compromisso com a excelência e a segurança dos nossos produtos”, acrescenta a nota.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
A Anvisa oferece diversos canais para que você possa fazer uma denúncia:
Fale com a Ouvidoria:
- Telefone: 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
- Site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Formulário eletrônico: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Aplicativo “Anvisa Móvel”: disponível para Android e iOS.
- Presencialmente: na sede em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Disque Saúde:
- Telefone: 136 (ligação gratuita para todo o Brasil).
- Funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal:
- Procure o contato da Vigilância Sanitária do seu estado ou município.
Site:
- Página “Denúncias”: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Preencha o formulário online.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.