CHOCANTE!

Rins parando e tóxico como ácido: A proibição da ANVISA contra o 2º macarrão mais amado cravada na Record

06/06/2024 às 11h01

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Mulher com dor, macarrão, logo Anvisa e imagem ilustrativa de perigo (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Record confirma proibição da Anvisa que atinge macarrão amado pelos brasileiros

No dia 23 de setembro de 2022, o Jornal da Record confirmou a proibição da Anvisa contra uma marca de macarrão amada devido substância contaminada.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Nesta quinta-feira, 06, iremos relembrar o caso envolvendo o decreto, que foi movido pelos riscos à saúde dos consumidores.

Na época, o Jornal da Record atualizou as informações sobre a proibição de lotes de macarrão produzido pela empresa Keishi.

“A suspeita é de que os produtos foram fabricados com a mesma substância tóxica encontradas nos petiscos que provocaram a morte de cães em Minas Gerais”, disse o apresentador.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A empresa Keishi produz 12 tipos de massas, principalmente para receitas para pratos orientais.

Veja também

“A investigação começou após a intoxicação e morte de cães que consumiram petiscos contaminados por uma substância, o propilenoglicol, que é altamente tóxico”, afirmou a repórter Paula Abranches .

A Record também conversou com Artur Granato, professor de Engenharia Química, que destacou os riscos do etilenoglicol.

“Ele [propilenoglicol] ataca o sistema nervoso e também os compostos que são metabolizados a partir dele atacam o sistema renal”, afirmou Artur.

A sustância é altamente tóxica para o organismo, assim como ácidos. Os efeitos podem ser diversos, como irritações, problemas no sistema renal e nervoso.

Paula Abranches (Foto: Reprodução / Record)
Paula Abranches (Foto: Reprodução / Record)

PROIBIÇÃO

A proibição da Anvisa ocorreu no dia 22 de setembro de 2022 produtos da empresa Keishi com lotes fabricadas entre 25/7/2022 e 24/8/2022.

Na época, a agência investigou as intoxicados com propilenoglicol na empresa Tecno Clean Industrial Ltda, que forneceu as massas para a Keishi.

“A Anvisa realizou inspeção na BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda. e verificou que essa empresa adquiriu e usou o insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas”, disse a nota publicada pela agência.

Desse modo, a agência determinou o recolhimento dos lotes fabricadas entre 25/7/2022 e 24/8/2022.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

PRONUNCIAMENTO

Em nota a Folha de S.Paulo, a Keishi afirmou que adquiriu os produtos confiando no fornecedor.

Por conta dos riscos, a empresa entrou em contato com os clientes para recolher os lotes afetados.

Por fim, a empresa revelou que estava colaborando com a Anvisa e que iria operar normalmente com as normas da agência.

“A Keishi esclarece que a ação da Anvisa é preventiva e pontual e não houve nenhuma ordem para paralisar as atividades ou interditar a fábrica da Keishi. Esclarece, outrossim, que a Keishi está colaborando com a Anvisa e Vigilância Sanitária no rastreamento e recolhimento dos produtos e elucidação dos fatos, visando evitar problemas futuros e preservar a saúdo dos nossos consumidores. A Keishi continua operando normalmente, oferecendo a seus clientes/consumidores produtos de qualidade com segurança que tem sido a marca registrada dos seus produtos.”, diz o texto.

POR QUE A KEISHI É IMPORTANTE?

Fundada em 2008 no Japão, a empresa chegou no país no ano de 2018. Desde então, ela tornou-se uma das maiores no ramo de massas.

A marca oferece 12 tipos de massas especializadas da culinária japonesa, fato importante para milhares de brasileiros.

Além da variedade, a Keishi também garante alta qualidade em suas massas, que seguem a risca os padrões da Vigilância.

Massas da marca Keishi (Foto: Reprodução / empresa)
Massas da marca Keishi (Foto: Reprodução / empresa)

QUAL É O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa é responsável por regulamentar e fiscalizar produtos e serviços para promover a proteção da saúde da população brasileira.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.