CHOCANTE

Carne contaminada, café com vidro e +1: A proibição da ANVISA contra 3 populares e retirada de mercados


Marca de carne e café e logo da Anvisa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Donas de casa precisam ficar em alerta com a proibição de 3 produtos populares

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) é a responsável por fiscalizar vários produtos com o objetivo de proteger os consumidores de riscos de saúde. Ocorre que 3 marcas populares foram retiradas de mercados após proibição do órgão fiscalizador.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A Anvisa emitiu o Comunicado de Risco nº 022/2023, que informa a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do Café Moído e Torrado da marca Café da Terra, com data de validade até 27/04/2023, distribuído pela Café Terra do Rei Ltda, CNPJ nº 17.050.583/0001-68.

SAIBA MAIS! Feijão tóxico e carne proibida: O decreto da ANVISA e ordem de retirada dos mercados como Assaí

A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 838.1P.0/2022 emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro no dia 29 de março de 2023.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O laudo apresentou resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana. Por causa do resultado insatisfatório pela presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro), no lote do produto em questão, a venda do mesmo foi proibida.

Veja também

Importante destacar que essa proibição se aplicou apenas a esse lote específico, e a marca continua operando e comercializando o Café Moído e Torrado da marca Café da Terra normalmente.

Após uma inspeção sanitária, a Anvisa mandou retirar dos supermercados um dos lotes do produto Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, por ter encontrado vidro no produto (Foto: TV Foco)
Após uma inspeção sanitária, a Anvisa mandou retirar dos supermercados um dos lotes do produto Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, por ter encontrado vidro no produto (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL MARCA DE CARNE FOI SUSPENSA PELA ANVISA?

De acordo com informações do portal da Agência Nacional da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a Resolução-RE nº 2.037, de 6 de junho de 2023, na qual proibia a distribuição, comercialização e uso dos lotes: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223.

Os lotes citados eram do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela.

Informando ainda que a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido ao produto ter contaminação microbiológica nos lotes já citados, que foram fabricados nas datas de 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.

Por se tratar de um aviso da própria empresa, a marca segue comercializando normalmente o Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos, onde os lotes citados acima tratam-se de um caso isolado e que já foi solucionado.

Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela (Foto: Reprodução / Bluesoft)
Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela (Foto: Reprodução / Bluesoft)

OUTRA SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO?

Em setembro de 2022, o órgão fiscalizador proibiu a venda, distribuição e uso das massas alimentícias da empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, fabricados entre 25 de julho e 24 de agosto daquele ano, segundo informações do site da CNN Brasil.

A Anvisa identificou o uso do insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas. E segundo dados, a empresa possui nome fantasia Keishi e é responsável pela produção e comércio de vários tipos de massas de estilo oriental, tais como udon, yakisoba, lámen, além de massas de salgados como gyoza.

Vale destacar que tanto a Anvisa, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e órgãos de Vigilância Sanitária locais, investigaram e inspecionaram as empresas envolvidas. Vale pontuar que na época, os produtos foram retirados do mercado.

Após o ocorrido, não foram mais registrados outros lotes da marca contaminados e a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos.

Keishi (Foto: Reprodução/ Internet)
Keishi (Foto: Reprodução / Pronatec)

🚨 Espírito de estrela da RedeTV! aparece ao vivo em programa + Globo demite 16 estrelas + Fátima furiosa        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br