Agora

Agora

Diarreia, vômito e risco de câncer: O decreto e a proibição da ANVISA contra 4 marcas de água e refrigerante

Proibição da Anvisa contra 4 marcas de água e refrigerante (Foto: Reprodução / Canva)
Proibição da Anvisa contra 4 marcas de água e refrigerante (Foto: Reprodução / Canva)

Bebidas simples de marcas famosas acabaram sendo barradas por decreto da Vigilância Sanitária

Antes de mais nada, é importante destacar que a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), se trata, em resumo, de um órgãos fiscalizador, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.

Dito isso, com direito a nada mais, nada menos que diarreia, vômito e risco de câncer, vocês irão saber agora todos os detalhes sobre a interdição da Anvisa contra 4 marcas de água e de mais um alerta sobre uma bebida popular.

SAIBA MAIS! Proibido e abominado pela ANVISA: A proibição às pressas de 6 produtos de limpeza populares de donas de casa

De acordo com informações do portal G1 no dia 14 de junho de 2023, a Anvisa determinou o recolhimento de algumas marcas de água. Abaixo, destacamos as bebidas que foram retiradas dos mercados:

  • Carrefour;
  • Qualitá;
  • Attiva;
  • Águas Raras;
Água foi barrada pela Anvisa (Foto: Divulgação)
Marcas de Água foram barradas pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

É importante destacar que as águas com e sem gás foram retiradas das prateleiras dos mercados por causa de riscos contra a saúde. As empresas utilizam as fontes Bananal e Bananal 1, o que significa uma possível contaminação desses locais.

Veja também

Ainda por meio do comunicado feito pela Anvisa, foram encontrados Coliformes Totais, Escherichia Coli e Enterococcus em todos os produtos citados na investigação.

Essas bactérias, quando presentes em níveis elevados em alimentos, indicam contaminação fecal. Essa presença pode causar problemas gastrointestinais, como diarreia e cólicas, podendo evoluir para complicações mais sérias em alguns casos.

As empresas e supermercados em questão, em colaboração com a Anvisa, implementaram medidas imediatas para garantirem a segurança dos consumidores, evitando infrações sanitárias conforme estabelecido na Lei Federal nº 6437 de 20 de agosto de 1977.

Marcas de água foram arrancadas dos mercados pela Anvisa. Foto: Reprodução/Internet
Marcas de água foram arrancadas dos mercados pela Anvisa. Foto: Reprodução/Internet

A SITUAÇÃO HOJE…

É importante pontuar que o comunicado ocorreu em junho do ano passado, onde as medidas necessárias foram tomadas pela Anvisa. Atualmente, não foram encontradas informações atualizadas sobre a proibição em questão ou o estado atual dos poços.

Salientamos ainda que, como dito, as atuações foram feitas em lotes específicos das marcas e as empresas seguem atuando normalmente no mercado.

QUAL É A PROIBIÇÃO DA ANVISA SOBRE REFRIGERANTES?

O alerta sobre o risco de câncer relacionado ao consumo de adoçantes artificiais, em especial o ciclamato de sódio, tem gerado discussões e controvérsias no Brasil, segundo um estudo do Instituto Nacional do Câncer.

A substância, utilizada para adoçar alimentos e bebidas de baixa caloria, como os refrigerantes zero, já foi proibida em diversos países, incluindo os Estados Unidos, Inglaterra e Venezuela.

Apesar das polêmicas e das proibições no exterior, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil mantém o controle do uso do ciclamato de sódio, estabelecendo limitações de concentração.

Por outro lado, o aspartame, outro adoçante amplamente utilizado, foi apontado como possivelmente cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são do portal TechTudo.

Refrigerante Zero. Foto: Reprodução/internet
Refrigerante Zero (Foto: Reprodução / Canva)

A Anvisa, no entanto, reitera que não houve alteração no perfil de segurança para o consumo de aspartame e continua monitorando os avanços científicos sobre o tema.

A OMS e a FAO concluíram que o aspartame é possivelmente cancerígeno, mas estabeleceram uma ingestão diária aceitável de 40 mg/kg de peso corporal. Mesmo assim, ressaltaram a necessidade de mais estudos sobre o impacto no organismo humano após a ingestão da substância.

“O aspartame vem sendo objeto de extensa investigação, incluindo estudos experimentais, pesquisas clínicas, estudos epidemiológicos e de exposição e vigilância pós-mercado. Existe um consenso entre diversos comitês internacionais considerando o aspartame seguro, quando consumido dentro da ingestão diária aceitável”, destacaram.

A nota técnica do INCA indica que pequenas doses diárias de ciclamato de sódio não apresentam aumento imediato no risco, mas estudos indicam que doses a longo prazo, em conjunto com outros fatores cancerígenos, podem aumentar o risco de câncer em animais e humanos.

Pessoa bebendo refrigerante (Reprodução/Internet)
Pessoa bebendo refrigerante (Foto: Reprodução / Canva)

FAZ MAL PARA A SAÚDE?

Enquanto alguns estudos apontam para os riscos. A indústria alimentícia, representada pela Coca-Cola Brasil, afirma que aproximadamente 80 estudos científicos demonstram a segurança do ciclamato em condições normais de consumo.

O Ministério Público, em resposta à controvérsia, busca esclarecimentos sobre a associação entre o adoçante e o desenvolvimento de câncer. Portanto, os riscos no consumo de refrigerantes não devem ser descartados.

Açúcar em excesso e o sódio que costuma haver nessas bebidas parece prejudicar o tônus das veias sanguíneas e desequilibrar os níveis de sal no organismo, causando assim alterações na pressão. O fato é que tudo em excesso faz mal!

 

 

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Diego Laureano

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]