CHOCANTE

Sem respirar e queimaduras: A ANVISA decretou a proibição de 5 produtos de limpeza populares por risco fatal


Anvisa e produtos de limpeza (Foto: Reprodução / Canva)

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa está sempre atenta se os consumidores estão correndo riscos e usando o seu poder fiscalizador para cravar proibições de quem não segue as normas sanitárias. Desse modo, 5 produtos de limpeza populares foram barrados por risco fatal.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O fato é que um produto bastante utilizado pela dona de casa são os de limpeza. Porém, a Anvisa alerta que existem muitos destes que são clandestinos.

SAIBA MAIS! Risco de câncer: ANVISA acaba de banir azeite rival da Gallo de todos os mercados e ele pode estar na sua casa

Normalmente comercializados em garrafas pets, em rótulos e com preço bem abaixo do padrão, esses produtos clandestinos podem fazer mal para a saúde.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Confira abaixo 5 produtos populares que são proibidos por causa dos seus respectivos motivos:

Veja também

Alergias: Alguns desses produtos podem provocar alergias. Portanto o uso de detergentes, sabão em pó, amaciantes e água sanitária que não possuem marca, podem causar danos na pele.

Queimaduras: As queimaduras ocorrem muito em quem usa água sanitária, pois normalmente são carregadas de soda cáustica, para torná-la mais eficiente e consequentemente mais lesiva ao corpo do usuário, podendo provocar sérios ferimentos ao corpo devido as queimaduras.

Intoxicações: Muitos ainda pensam que intoxicações ocorrem apenas se você ingerir o produto, na verdade, quando os mesmos possuem uma concentração muito alta, essa intoxicação pode acontecer por inalação. Se você utilizou algum desses produtos de limpeza e logo após sentiu febre ou náuseas, procure um médico o quanto antes.

Sem identificação: Para verificar se o produto de limpeza que você está utilizando não é clandestino, se faz necessário verificar se contém o número de notificação ou registro da Anvisa, tendo que conter as informações de um engenheiro e/ou técnico responsável.

Irritações na pele: Por não saber a procedência das essências utilizadas, se faz necessário se atentar pois dependendo da química, é possível causar irritações na pele.

Fachada da Anvisa e produtos de limpeza - Foto Reprodução Internet
Fachada da Anvisa e produtos de limpeza (Foto: Reprodução / Canva)

O QUE DIZ A ANVISA?

O diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, destacou em entrevista ao portal da Prefeitura de Torres, que o uso de produtos de limpeza clandestinos é um perigo

“Os produtos saneantes são todos aqueles usados na limpeza dos ambientes, tais como, detergente, sabão, água sanitária, cera e desinfetante. Sabemos que a comercialização desses produtos acontece e, muitas vezes, o consumidor não tem a informação necessária para evitar a compra. Por isso, estamos promovendo atividades educativas para orientar a população e alertar os comerciantes que a venda desses produtos é proibida”, explicou.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações de empresas clandestinas a respeito do ocorrido. Porém o espaço continua em aberto para que as mesmas possas expor suas versões dos fatos.

Veja como encontrar o registro da Anvisa nos produtos de limpeza (Foto: Reprodução / Prefeitura Torres)
Veja como encontrar o registro da Anvisa nos produtos de limpeza (Foto: Reprodução / Prefeitura Torres)

O QUE FAZER CASO ENCONTRE PRODUTOS DE LIMPEZA CLANDESTINOS?

É importante denunciar sempre que você encontrar produto clandestinos sendo comercializados.

O relato deve ser feito para a Anvisa de forma online ou através da Vigilância Sanitária do município ou estadual.

Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Vigilância Sanitária)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Vigilância Sanitária)

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br