PROIBIÇÃO!
Jorginho Mello ciente em Santa Catarina: Proibição atinge em cheio supermercados e shoppings de Florianópolis
10/04/2025 às 1h03

Proibição crucial chega em shoppings e supermercados de Santa Catarina, após uma canetada do governador Jorginho Mello
Em um país regido por leis como é o caso do Brasil, existem inúmeras regras a serem cumpridas para não sofrer problemas como a legislação. Aliás, há uma proibição que atinge em cheio supermercados e shoppings de Florianópolis em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, há uma proibição crucial em Santa Catarina (SC) que atinge em cheio gigantes de Florianópolis em 2025, em plena era Jorginho Mello, governador do estado. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
Proibição em supermercados e shoppings
Em suma, o decreto é referente a presença de animais de estimação em estabelecimentos que possuem serviços ligados à alimentação. Ademais, o Governo de Santa Catarina, em comunicado do dia (21) de janeiro de 2022, expôs a situação a população de modo geral.
Ademais, a grande realidade é que a Diretoria de Vigilância Sanitária destaca algumas proibições, segundo o Art. 96, inciso VII, do Decreto Estadual n. 31.455 de 20/02/1987.
“À pessoa proprietária de/ou responsável por estabelecimentos de produção, industrialização e comercialização de alimentos e bebidas é proibido: VII – possuir substâncias e plantas tóxicas ou permitir a entrada ou permanência de animais em quaisquer de suas dependências, excetuando-se a presença eventual de cães-guias de pessoas deficientes visuais, nos locais onde são servidos alimentos”, destaca a lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Araguáia aos prantos: Shopping nº1 anuncia inauguração histórica em Goiânia (GO) com R$16M para esmagar rival
● SP Market aos prantos: Shopping rival nº1 confirma inauguração histórica em SP para esmagar gigante em abril
● Falência, demolição e lojas fechadas: 2 shoppings populares de SP e o fim de decretado após 20 anos

IMPORTANTE
Apesar da proibição, é válido enfatizar a permissão do cão-guia em shopping, supermercado e qualquer tipo de estabelecimento. A garantia é dada pelo art. 175 da Lei 17.292 de (19) de outubro de 2017.
“Toda pessoa com deficiência acompanhada de cão-guia ou cão de assistência, bem como treinador ou acompanhante habilitado, poderá ingressar e permanecer em qualquer local público, meio de transporte ou estabelecimento comercial, industrial, de serviços ou de promoção, proteção e recuperação da saúde, desde que observadas as condições estabelecidas por esta Lei e seu regulamento.”, diz a lei.
É lei
Diante disso, nota-se que, os animais de estimação, com exceção dos cães-guia, são proibidos nas praças de alimentação de shoppings, mercados, supermercados, centros comerciais e afins. Ademais, a proibição é independente se o local se intitula Pet Friendly.

Considerações finais
- Santa Catarina proíbe animais de estimação em estabelecimentos de alimentação (supermercados, shoppings e similares) em 2025;
- Ademais, existe uma exceção garantida por lei para cães-guias para deficientes visuais (Lei 17.292/2017, Art. 175);
- Proibição vale mesmo em locais que se declaram “Pet Friendly”;
- Norma visa proteger a segurança sanitária em áreas de manipulação de alimentos.
Veja mais notícias sobre shoppings CLICANDO AQUI.
QUANTOS SHOPPINGS EXISTEM NO BRASIL?
Em suma, no Brasil hoje, há 639 estabelecimentos no País, e mais da metade está concentrada no Sudeste. Só na maior região em concentração de pessoas, tem 324 shopping centers.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]