Agora

Agora

Proibida pela Anvisa: As duas marcas AMADAS pelos brasileiros denunciadas e comunicado urgente da rede

Anvisa fez proibição em empresas amadas (Foto: Reprodução / Internet)
Anvisa fez proibição em empresas amadas (Foto: Reprodução / Internet)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez nova proibição

E com isso, duas marcas amadas pelos brasileiros foram denunciadas e comunicado urgente da rede foi emitido. Acontece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  está sempre atenta em prol do consumidor.

Sendo assim, a Anvisa declarou uma proibição a duas famosas marcas de pães após elas sofrerem denúncias pelo que estava registrado na embalagem. Acontece que descobriram que o que estava declarado na divulgação dos pães dessas duas marcas não era a realidade encontrada, por isso o órgão regulador exigiu a mudança.

SAIBA MAIS! Anvisa proíbe urgentemente venda de alimento tradicional dos mercados e consumidores querem devolver produto

Segundo informações divulgadas pelo Diário do Nordeste em agosto de 2023, as marcas Nutrella e a Wickbold foram denunciadas por propaganda enganosa de pães integrais após a recente mudança nos rótulos que pode induzir os consumidores ao engano em suas escolhas alimentares, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Esse tipo de rótulo, com informações diferentes, é expressamente proibido. Leonardo Pillon, advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, explicou a situação de denúncia da empresa.

Veja também

“Aqueles pães que destacavam a alegação de serem 100% integrais, na verdade, possuem uma composição que varia entre 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais”, disse em nota.

Essa brecha, de acordo com uma publicação do próprio Idec, aconteceu porque as empresas passaram a declarar a porcentagem verdadeira de ingredientes integrais, após a nova norma da Anvisa, porém, omitindo o restante dos produtos que não possuem essa composição.

Duas marcas de pães são denunciadas após proibição da ANVISA (Reprodução/Montagem TV Foco)
Duas marcas de pães são denunciadas após proibição da Anvisa (Foto: Reprodução / Montagem TV Foco)

O QUE DISSE AS EMPRESAS?

Em nota a Wickbold disse que a farinha 100% integral que aplica nos pães não é a única fonte de minerais e proteínas dos seus produtos, justificando o enunciado das embalagens.

“A nova norma da Anvisa pede que as fabricantes informem todos os ingredientes, não somente ao que se refere a farinha, na hora de calcular sua porcentagem como integrais, informação que foi adicionada imediatamente pela Wickbold em todas as embalagens da empresa”, diz a nota.

Segundo a empresa, “A formulação da linha continua a mesma, mas o nome mudou para ‘100% Nutrição’, pois os pães – que continuam sendo feitos apenas com farinha integral – contam também com diversos grãos que trazem benefícios nutricionais, além de serem fontes de fibras”, concluiu.

Pães da marca Wickbold (Foto: Reprodução / Internet)
Pães da marca Wickbold (Foto: Reprodução / Internet)

No caso da Nutrella, o pão 53% integral é vendido como 100% natural. A empresa alegou que ainda não foi notifica, mas que está disposta a prestar os esclarecimentos necessários.

Vale destacar que os produtos não foram retirados das prateleiras, e sim foram informados pela Anvisa que teriam que adaptar as embalagens as ordens do Código de Defesa do Consumidor.

Marca Nutrella
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Idec, a marca de pães estaria induzindo os clientes ao erro ao anunciar seus produtos como 100% integrais, naturais e nutritivos. No entanto, isso é proibido pelo Código de Defesa (Foto: Divulgação / Nutrella)

 

 

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Diego Laureano

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]