É oficial!
Está proibido: Decreto em vigor no Governo Lula atinge em cheio a Uber e 99 com bomba aos motoristas
Uber e 99 são atingidas por proibição com novo decreto do Governo Lula a motoristas de aplicativo
Plataformas de motoristas, como as famosas Uber e 99, são atingidas em cheio com decreto urgente do Governo Lula que crava proibição urgente aos trabalhadores desses respectivos aplicativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o G1, o governo do estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Defesa do Consumidor, publicou uma resolução no Diário Oficial com as novas regras para utilização do ar-condicionado nos carros que oferecem transporte por aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a determinação trata sobre a proibição de cobrança de qualquer valor adicional pelo uso do ar-condicionado durante a corrida. Segundo o governo, a prática é considerada abusiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a partir de agora, as plataformas precisam informar, de alguma maneira clara, sobre o uso ou não do aparelho de ar-condicionado em todas as categorias disponíveis.
Contudo, até que as empresas façam as adaptações necessárias, com o prazo de 90 dias, o governo determina que os carros que estiverem com o ar-condicionado quebrado saiam da plataforma temporariamente.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Não é só o IPTU: 3 isenções de contas no governo Lula pra salvar idosos 60+
● Fim após 4 anos: Nova lei das placas é aprovada e atinge 74 milhões de motoristas
● Lei em vigor do Detran confirma 4 proibições na renovação da CNH que atinge milhares de motoristas 60+
Dessa forma, além da proibição da taxa pelo ar-condicionado, para evitar desrespeito às regras, a norma determina que os carros que estiverem com o ar-condicionado quebrado saiam da plataforma temporariamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, todos os veículos prestadores de serviço deverão circular com ar-condicionado ligado, independentemente da categoria do serviço contratado.
A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, que responde pela empresa 99, disse que o uso do ar-condicionado tem que ser combinado entre motoristas e passageiros. Eles afirmaram que as empresas não podem obrigar o condutor a ligar o equipamento porque o motorista é o prestador do serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a Uber informou que não obriga e nem proíbe o uso do ar durante as viagens, independente da modalidade. Eles afirmaram que a temperatura do veículo faz parte das preferências de viagem e que podem ser combinadas entre motorista e passageiro.
Qual é o valor do salário de um motorista da Uber?
O salário médio pago pela empresa Uber para o cargo de Motorista (Brasil) é aproximadamente R$ 2.888 por mês, ou seja, 39% acima da média nacional. Informação de salário baseada em 474 dados coletados diretamente de funcionários, usuários, e anúncios de vagas no Indeed (antigos ou atuais) nos últimos 36 meses.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.