Novelas

Envolvimento com prostituição, verdades sobre corrupção e poliamor: As 3 novelas que foram proibidas na TV

Regina Duarte e Antônio Fagundes protagonizariam a novela "Despedida de Casado", mas foi cancelada (Foto: Reprodução)
Regina Duarte e Antônio Fagundes protagonizariam a novela “Despedida de Casado”, mas foi cancelada (Foto: Reprodução)

Fique ligado nas tramas que foram proibidas de ir ao ar antes mesmo de sua estreia

As novelas são uma das formas mais tradicionais de se entreter o público televisivo. No entanto, algumas tramas acabam sendo tão pesadas que são censuradas de ir ao ar. A proibição pode envolver política ou até mesmo temas que são tabus, e muitas das vezes precisam ser readaptadas mesmo após o início das gravações.

Inclusive, algumas novelas acabam tendo todo o trabalho de produção e roteiro e chegam a nunca ir às telas da TV por conta de alguma restrição. Se você tem curiosidade de saber quais, o TV Foco fez uma lista com três tramas brasileiras que foram censuradas por algum motivo.

NOVELA A DANÇA DA VIDA

Escrita por Maria Adelaide Amaral em 2002 para ocupar o horário das 18h da Globo, a trama nunca chegou a ir ao ar. Ela foi proibida pela justiça por conta de seus temas pesados, como corrupção, drogas e prostituição. O ministério publico avaliou ela como inadequada para o horário e só poderia ir ao ar às 21h, mas este já estava ocupado.

Fábio Assunção, Adriana Esteves e Helena Ranaldi participariam da novela A Dança da Vida, mas ela foi proibida (Foto: Reprodução)
Fábio Assunção, Adriana Esteves e Helena Ranaldi participariam da novela A Dança da Vida, mas ela foi proibida (Foto: Reprodução)

A novela contaria com a atuação de grandes veteranos da emissora carioca, como Fábio Assunção, Adriana Esteves e Helena Ranaldi. No entanto, como foi proibida, Coração de Estudante ocupou seu lugar e contou com a participação dos mesmos atores, que compuseram o núcleo principal da trama.

O MARAJÁ

A trama da Rede Manchete contaria a vida de Fernando Collor de Mello em 1993 e chegou a ser anunciada em diversos comerciais do canal. No entanto, o presidente do Brasil na época se sentiu ofendido com possíveis exposições da carreira política e entrou na justiça para a trama não ir ao ar. No fim das contas, a produção foi suspendida horas antes de sua estreia.

A trama "O Marajá" contaria a história de Fernando Collor de Mello, mas foi proibida (Foto: Reprodução)
A trama “O Marajá” contaria a história de Fernando Collor de Mello, mas foi proibida (Foto: Reprodução)

DESPEDIDA DE CASADO

Escrita por Walter George Durst em 1977, a novela teve sua proibição decretada dez dias antes de sua estreia pela Censura Federal, onde alegou que a trama pregava o divórcio, amor livre, fim da família e brigas entre gerações.

Regina Duarte e Antônio Fagundes na trama que substituiu a novela proibida, Nina. (Foto: Reprodução)
Regina Duarte e Antônio Fagundes na trama que substituiu a novela proibida, Nina. (Foto: Reprodução)

Em seu lugar, a emissora carioca colocou no ar Nina, que foi escrita às pressas por Durst. Inclusive, foi escolhido o mesmo elenco de sua novela inicial para atuação, tendo como casal protagonista Regina Duarte e Antônio Fagundes.

 

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Bianca Barbosa