Colunas

Colunas

Quando as pesquisas de audiência não tem importância

Emisoras_logo
( Foto: divulgação )

Muito se fala que a pesquisa de audiência manda nas TVs. A princípio manda sim, mas até a página 3. Existe uma grande quantidade de programas que são importantes pras emissoras e não tem audiência  boa sempre e outros nem às vezes tem.

Vamos ao primeiro exemplo que é Xuxa e Ratinho. Tanto faz quanto tanto fez de verdade quem está na frente. Ratinho tem um programa estável e de bom faturamento comercial que dá lucro pra ele e à emissora. Xuxa tem uma boa renda comercial de seu programa. Se perder todos os dias pra Ratinho, em nada vai mudar o comercial de seu programa. Seus anunciantes são dela e mesmo que ela tenha menos audiência que Ratinho todas as semanas, seus anunciantes vendem bem através de seu programa.

Outros casos são de Sônia Abraão, Cátia Fonseca e Christina Rocha. Tanto faz quem tem mais telespectadores. Os anunciantes continuam a anunciar na Sônia, na Cátia e na Christina porque cada uma sedimentou seu mercado e os anunciantes estão satisfeitos com as vendas e vão continuar a anunciar.

Vamos ao caso da RedeTV!, onde temos três programas que a audiência não é boa, mas as vendas são excelentes. O programa da manhã, “Melhor Pra Você”, tem audiência, em termos absolutos, baixíssima, mas atinge o mercado de anunciantes que vende bem quando anuncia ali. O mesmo acontece com o João Kleber, que no passado estava acostumado com grandes audiências e hoje tem que se contentar com pouquíssimo, mas tem um nicho de mercado que faz com que os anunciantes se sintam satisfeitos com as vendas. E de madrugada temos na RedeTV! o Amaury Jr, que mesmo não tendo a mesma audiência que já teve no passado em outra emissora, ele tem um público consumidor de qualidade e isto faz com que seus anunciantes se sintam felizes em anunciar ali e vender bem.

Na mesma linha eu posso citar outras pessoas, Otávio Mesquita e Raul Gil, que nao tem liderança, mas tem bons anunciantes que sabem que vendem bem se anunciarem ali. Esta é uma explicação que eu estava devendo aos meus leitores sobre a relação de audiência com anunciantes e programas de TV.

Veja também

Quando se comenta sobre um determinado programa que não dá audiência esperada, não é pra se jogar o programa fora, mas apenas porque o programa poderia ser bem melhor e ser um bom entretenimento, mas nada a ver com o lado comercial de cada um pois se estão no ar, podem ter certeza que estão dando lucro e bom.

james akel opinião

VÍDEO YOUTUBE: Urgente: Prisão de Dr. Deolane pode acontecer a qualquer momento

Assuntos

Quem escreve

TV Foco News

TV Foco News traz para você as últimas notícias do mundo da tv. Siga também: @tvfococolunista As opiniões dos colunistas apresentadas aqui, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários