urgente

Quem faz PIX e declara Imposto de Renda precisa urgentemente saber que pode cair na malha fina da Receita

14/05/2024 às 13h00

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
PIX / Imposto de Renda - Montagem: TVFOCO

Se você faz pix e declara IR pode cair na malha fina da Receita

O período de declaração do Imposto de Renda já está aberto neste ano de 2024. A saber, o início dos envios das declarações ocorreu no último dia 15 de março. A expectativa é que 43 milhões de documentos sejam enviados até 31 de maio.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Dito isso, é preciso saber que se você faz PIX e declara IR tenha em mente que pode cair na malha fina a qualquer momento em 2024. Vamos conferir detalhes sobre o assunto destaque aqui no TV Foco nesta terça-feira (14).

É importante ressaltar que o termo malha fina é usado quando a Receita Federal (ou o famoso leão) identifica:

  • Omissões;
  • Erros;
  • Informações cadastrais inconsistentes
  • Fraudes

Vale dizer que nesse último caso a consequência é ainda mais trágica, uma vez que isso pode bloquear o cidadão ao acesso em seus recursos, entre outras dores de cabeça. Agora um dado ainda mais preocupante é que o uso demasiado do PIX pode se transformar em um problema quando falamos em imposto de renda.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


É assim, é muito importante que fique claro que caso você seja beneficiado por alguma transferência via Pix relacionada à venda ou recebimento de bens, ou serviços, é indispensável declarar esta operação no Imposto de Renda.

Veja também

Acontece que um grande volume de transações Pix- em curto espaço de tempo- pode acionar o “radar” da Receita Federal, gerando uma investigação mais detalhada sobre sua movimentação financeira e é aí que mora o perigo.

De acordo com o que foi divulgado pelo portal Terra, a declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024 trouxe mudanças expressivas.

Uma dessas alterações é a atualização da faixa de isenção para rendas de até R$ 2.112.

Desta forma, trabalhadores CLTs que possuem rendimento acima deste valor deverão declarar o imposto e não são inclusos na lista de isenções. Sendo assim, se você não quer ficar na mira da receita, é crucial ficar atento às modificações nas regras de declaração do Imposto de Renda para não cometer erros que podem te levar a cair na malha fina.

Como declarar Imposto de Renda em 2024?

Veja o passo a passo para declarar o Imposto de Renda 2024:

  1. Confira se está obrigado a declarar.
  2. Separe os documentos.
  3. Faça o download do programa da declaração do IR.
  4. Preencha as fichas da declaração. Identificação do Contribuinte. Dependentes. …
  5. Faça a opção pela tributação.
  6. Verifique pendências.
  7. Entregue a declaração.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.