Decidido por Ministro de Lula: Quentinha do 14º salário do INSS acaba de chegar com real sobre liberação

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Logo do INSS, idosos e 14º salário (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, no governo de Lula, falou sobre liberação do 14º salário do INSS durante entrevista

O INSS garante a segurança financeira e qualidade de vida aos idosos através dos pagamentos mensais da aposentadoria, que variam entre R$ 1.412 até R$ 7.786,02 em 2024. Inúmeros beneficiários também recebem o 13º salário, mas ainda aguardam pela liberação do 14º salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta de lei envolvendo o 14º salário veio à tona em 2020 devido a pandemia da Covid-19. Desde então, os idosos almejam pela aprovação da lei e nesta terça-feira, 13, iremos mostrar a real sobre como anda o projeto.

Na última segunda-feira, 06, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, no governo de Lula, falou sobre a possível liberação do pagamento extra durante uma entrevista ao Jornal O Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o bate-papo, o ministro de Lula confirmou que a execução para o pagamento do 14º salários para aposentados e pensionistas do INSS é difícil por conta do peso orçamentário.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse Calos Lupi, provando que o projeto não será ser aprovado em 2024.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PROJETO DE LEI

Em agosto de 2020, o PL 4367/20 foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos para garantir uma ajuda financeira aos beneficiários do INSS durante a pandemia da Covid-19.

O PL 4367/2020 pretendia criar, para os anos de 2020 e 2021, um abono anual, segundo informações do portal IG.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em junho de 2022, a proposta voltou à escala zero, após a criação de uma Comissão Especial, segundo informações do portal Valor Econômico. Atualmente, o projeto tramita no Congresso Nacional.

No entanto, o projeto não deverá ser aprovado. Durante a campanha, Lula não colocou o abono extra como um objetivo de seu governo, fato que prejudica a volta da discussão sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a idade para pessoa se aposentar pelo INSS?

Desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, os trabalhadores devem ficar atentos com as mudanças do INSS, principalmente na regra da idade mínima.

Em 2024, a idade mínima para se aposentar ficou em 62 anos para as mulheres com pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição, de acordo com o G1.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile