CHOCANTE

R$ 40 bilhões, 24 estações e a espera vai acabar: Nova linha do metrô é anunciada no coração de São Paulo

27/11/2023 às 13h49

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Metrô de São Paulo terá nova linha (Foto: Reprodução/ViaTolebus)

O governador Tarcísio Freitas planeja viabilizar muito em breve a construção de uma nova linha de metrô em São Paulo

A cidade de São Paulo pode ganhar uma nova linha de metrô mais cedo do que os paulistanos imaginavam. A equipe do governador Tarcísio de Freitas atualizou o status da nova linha 20 – Rosa, que ligará o coração da cidade à região do ABC.

De acordo com o Metrópoles, um dos auxiliares do governador confirmou que o plano é tirar a linha do papel até o começo de 2026, quando haverá uma nova eleição. Ainda não se saber se o político pretende disputar novamente o governo de São Paulo ou a Presidência da República.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De qualquer forma, a nova linha de metrô da cidade deve movimentar totalmente a economia da Região Metropolitana. O problema é que o ramal custa nada menos que R$ 40 bilhões, que é um valor que o governo atualmente não tem como bancar.

O valor também afugenta investidores nacionais e internacionais, mas a ideia é que uma privatização viabilize essa obra.

Continua após o Veja Também

Veja também

Traçado da linha 20 - Rosa (Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)
Traçado da linha 20 – Rosa (Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)

A linha 20 – Rosa começará em Santa Marina, na zona oeste, permitindo uma transferência com a linha 6 – Laranja. Após passar por regiões adensadas como a Lapa, a Avenida Faria Lima e o Jabaquara, a linha atingirá cidades como São Bernardo do Campo e Santo André. Serão 30 quilômetros e 24 estações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OBRAS PELA CIDADE

Atualmente, o Governo do Estado de São Paulo constrói a extensão da Linha 2 – Verde e do monotrilho da linha 15 – Prata. Já uma PPP (Parceria Público-Privada) constrói a Linha 6 – Laranja, ligando a Brasilândia ao centro de São Paulo. A responsável pela obra é a empresa espanhola Acciona.

QUAIS SERÃO AS NOVAS LINHAS DE METRÔ DE SÃO PAULO?

Além da Linha 20-Rosa, Tarcísio de Freitas também pretende viabilizar o projeto de construção da Linha 19-Celeste, que sairá de Guarulhos e chegará ao centro da capital, em um percurso estimado em 16 quilômetros e 15 estações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas quer duas novas linhas de metrô (Foto: Francisco Cepeda/GESP)
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas quer duas novas linhas de metrô (Foto: Francisco Cepeda/GESP)

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

governo de sp
metro
metro de sao paulo
tarcísio de freitas
Paulo Damião

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.