EITA

R$5,38 bilhões e mais de 500 agências: O banco gigantesco comprado pelo Banco do Brasil por fortuna

24/05/2024 às 15h20

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Agência do Banco do Brasil (Foto Reprodução/Internet)

Instituição financeira gigante, com várias agências, foi comprada por rival e pegou todo mundo de surpresa

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que todo mundo depende dos serviços oferecidos pelos bancos. Nessa matéria, por exemplo, falaremos a respeito de uma instituição financeira gigante que acabou sendo comprada pelo Banco do Brasil por uma verdadeira fortuna.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, estamos falando sobre a Nossa Caixa, que foi um banco muito popular entre os brasileiros fundado em dezembro de 1916. A instituição financeira, inclusive, chegou a ser originário das caixas econômicas paulistas. O banco foi encerrado em novembro de 2009, quando foi comprado e incorporado ao Banco do Brasil.

Agência do BB (Foto: Reprodução/Internet)
Agência do Banco do Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

A Nossa Caixa possuía 547 agências e mais de 15.000 funcionários. Na época, segundo a Wikipédia, o Banco do Brasil comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Bolsa de Valores de São Paulo a compra da Nossa Caixa, pelo valor de R$ 5,38 bilhões. Tal aquisição fez com que o BB se tornasse o líder de mercado no estado de São Paulo.

Inclusive, para concluir o negócio, o Banco do Brasil precisou conseguir uma autorização do Governo do Estado, que era dono de 71,25% das ações ordinárias, e a aprovação da Assembleia Legislativa. Vale ressaltar que a Nossa Caixa era o último banco estadual que ainda não era privatizado.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Banco Nossa Caixa declarou falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco Nossa Caixa declarou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Já em novembro de 2009, ocorreu a incorporação societária, juntamente com a extinção do CNPJ da Nossa Caixa e a alteração de sua estrutura hierárquica. Desse modo, o banco passou a se subordinar ao BB. A partir dessa data, os funcionários tiveram a opção de seguir carreira como funcionários do Banco do Brasil.

Veja também

Nossa Caixa foi comprada pelo Banco do Brasil (Foto: Internet)
Nossa Caixa foi comprada pelo Banco do Brasil (Foto: Internet)

Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?

O Nubank passou a ser o quarto maior banco brasileiro em número de clientes, ao ultrapassar o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023. Vale lembrar que os dados são do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores:

  1. Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
  2. Bradesco: 104.486.688 clientes
  3. Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
  4. Nubank: 77.665.209 clientes
  5. Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
  6. Santander: 64.360.563 clientes
  7. Original: 50.266.862 clientes
  8. Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
  9. AME Digital: 32.678.718 clientes
  10. Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.