EITA

R$5,38 bilhões e mais de 500 agências: O banco gigantesco comprado pelo Banco do Brasil por fortuna

24/05/2024 às 15h20

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Banco do Brasil (Foto Reprodução/Internet)

Instituição financeira gigante, com várias agências, foi comprada por rival e pegou todo mundo de surpresa

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que todo mundo depende dos serviços oferecidos pelos bancos. Nessa matéria, por exemplo, falaremos a respeito de uma instituição financeira gigante que acabou sendo comprada pelo Banco do Brasil por uma verdadeira fortuna.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, estamos falando sobre a Nossa Caixa, que foi um banco muito popular entre os brasileiros fundado em dezembro de 1916. A instituição financeira, inclusive, chegou a ser originário das caixas econômicas paulistas. O banco foi encerrado em novembro de 2009, quando foi comprado e incorporado ao Banco do Brasil.

Agência do BB (Foto: Reprodução/Internet)
Agência do Banco do Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

A Nossa Caixa possuía 547 agências e mais de 15.000 funcionários. Na época, segundo a Wikipédia, o Banco do Brasil comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Bolsa de Valores de São Paulo a compra da Nossa Caixa, pelo valor de R$ 5,38 bilhões. Tal aquisição fez com que o BB se tornasse o líder de mercado no estado de São Paulo.

Inclusive, para concluir o negócio, o Banco do Brasil precisou conseguir uma autorização do Governo do Estado, que era dono de 71,25% das ações ordinárias, e a aprovação da Assembleia Legislativa. Vale ressaltar que a Nossa Caixa era o último banco estadual que ainda não era privatizado.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Banco Nossa Caixa declarou falência (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco Nossa Caixa declarou falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Já em novembro de 2009, ocorreu a incorporação societária, juntamente com a extinção do CNPJ da Nossa Caixa e a alteração de sua estrutura hierárquica. Desse modo, o banco passou a se subordinar ao BB. A partir dessa data, os funcionários tiveram a opção de seguir carreira como funcionários do Banco do Brasil.

Veja também

Nossa Caixa foi comprada pelo Banco do Brasil (Foto: Internet)
Nossa Caixa foi comprada pelo Banco do Brasil (Foto: Internet)

Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?

O Nubank passou a ser o quarto maior banco brasileiro em número de clientes, ao ultrapassar o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023. Vale lembrar que os dados são do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores:

  1. Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
  2. Bradesco: 104.486.688 clientes
  3. Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
  4. Nubank: 77.665.209 clientes
  5. Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
  6. Santander: 64.360.563 clientes
  7. Original: 50.266.862 clientes
  8. Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
  9. AME Digital: 32.678.718 clientes
  10. Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.

🚨 Luto! Ralf sabia que irmão ia morrer + Datena fracassa + Sensitiva crava sobre Silvio   

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.