GRANDE PERDAS!

R$2,7 BI em dividas, falência decretada e adeus: O fim devastador de 2 companhia aéreas populares no Brasil

17/04/2025 às 21h45

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Falência - Companhia aérea (Foto: Reprodução)

O fim devastador de duas companhias aéreas populares no Brasil expõe colapso financeiro com R$2,7 bilhões em dívidas e falência decretada

Duas companhias aéreas que marcaram presença no mercado brasileiro encerraram suas operações após enfrentarem uma crise financeira irreversível, acumulando R$ 2,7 bilhões em dívidas.

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A Justiça decretou a falência de , selando o fim de uma trajetória que, por anos, conectou destinos e movimentou milhares de passageiros.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações disponíveis no Wikipédia, detalha agora o fim da Avianca e Panair do Brasil.

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Falência da Avianca

Em 14 de julho de 2020, a Justiça de São Paulo decretou a falência da Avianca Brasil, encerrando um capítulo turbulento na aviação nacional.

Além disso, a companhia, que já havia solicitado recuperação judicial em dezembro de 2018 devido a dívidas superiores a R$ 2,7 bilhões, não operava desde maio do ano anterior.

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Avianca Brasil teve sua falência decretada em 2020 (Foto Reprodução/Internet)

Contudo, a decisão judicial atendeu ao pedido da própria empresa, que alegou inviabilidade de cumprir o plano de recuperação devido à inatividade prolongada e à perda de slots (horários de pousos e decolagens) essenciais para suas operações.

Principais fatores que levaram à falência da Avianca Brasil:

  • Dívidas acumuladas superiores a R$ 2,7 bilhões.
  • Além disso, inatividade operacional desde maio de 2019.
  • Perda de slots nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
  • Por fim, impossibilidade de cumprir o plano de recuperação judicial aprovado pelos credores.​

A falência da Avianca Brasil representou um marco na aviação brasileira, evidenciando a fragilidade de empresas do setor diante de crises econômicas e operacionais.​

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Avianca Brasil chegou a ter mais de 2 bilhões em dívidas (Reprodução: Avianca Brasil/Divulgação)

Panair do Brasil: o fim abrupto de uma gigante da aviação

No dia 10 de fevereiro de 1965, a Panair do Brasil teve suas operações suspensas pelo governo militar, encerrando abruptamente suas atividades.

Contudo, a alegação oficial foi de que a companhia era devedora da União e de diversos fornecedores. No entanto, muitos ex-funcionários e autoridades consideram tal ato uma arbitrariedade, comum em regimes de exceção como o daquele período.

Avião da Panair do Brasil (Foto: Reprodução)
Avião da Panair do Brasil (Foto: Reprodução)

Além disso, documentos da época indicam que a Panair possuía o menor montante de dívidas com o governo federal em comparação com outras empresas aéreas brasileiras.

Principais acontecimentos que marcaram o fim da Panair do Brasil:

  • Suspensão das operações em 10 de fevereiro de 1965.
  • Transferência imediata de suas rotas internacionais para a Varig e domésticas para a Cruzeiro do Sul.
  • Desapropriação de suas aeronaves pela União em 1969, por meio do Decreto-lei 496.
  • Por fim, a proibição de empresas de aviação de impetrar concordata, aplicada exclusivamente à Panair.

O fechamento da Panair do Brasil é frequentemente interpretado como uma ação política do regime militar para enfraquecer empresários considerados opositores, favorecendo concorrentes como a Varig.​

Qual a maior companhia aérea do Brasil?

A maior companhia aérea do Brasil é a LATAM Airlines Brasil, que lidera o setor com aproximadamente 40 milhões de passageiros transportados em 2024, representando cerca de 34% do mercado nacional.

CONCLUSÃO 

O fim da Panair do Brasil e a falência da Avianca Brasil ilustram como fatores políticos e econômicos podem impactar profundamente o setor aéreo.

Porém, enquanto a Panair foi vítima de decisões políticas arbitrárias, a Avianca enfrentou desafios financeiros e operacionais que culminaram em sua falência.

Por fim, esses episódios ressaltam a importância de políticas públicas transparentes e de uma gestão empresarial sólida para garantir a sustentabilidade das companhias aéreas e a confiança dos consumidores.

Veja também matéria especial sobre: Decreto da ANAC nesta terça (11) paralisa todos os voos de companhia aérea rival da Gol por risco fatal.

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Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

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