FIM!
Adeus no Assaí, Carrefour e+: Fim de refrigerante nº1 nas prateleiras de supermercados abala o Brasil
02/04/2025 às 11h00

Refrigerante amado deixa prateleiras de mercados, como Assaí, Carrefour e mais
Diariamente, milhares de brasileiros visitam redes como Assaí, Carrefour e outras para abastecer suas casas com itens essenciais. Entre os produtos mais procurados, os refrigerantes ocupam um lugar de destaque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, um dos nomes mais icônicos desse mercado simplesmente sumiu das prateleiras.
Nesta quarta-feira, 2, relembraremos o fim do refrigerante 7 Up, que já esteve entre os três mais consumidos do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Refrigerante 7 Up
Primeiramente, o 7 Up foi criado em 1929, na cidade de St. Louis, nos Estados Unidos, pelo químico e empresário Charles Leiper Grigg.
Antes de chegar à fórmula final, ele experimentou 11 variações diferentes, até encontrar o sabor perfeito de lima-limão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Assaí Atacadista aos prantos: Rede de supermercados gigantesca chega com R$ 120,6BI para aniquilar rival no Brasil
● Tenda aos prantos: Gigante dos supermercados é esmagado com compra do Carrefour de rival nº1 por R$7B
● Assaí e Tenda aos prantos: 2 gigantes dos supermercados são esmagados em SP por nº1 dos paulistas
Curiosamente, a empresa lançou o 7 Up não como um simples refrigerante, mas como um tônico medicinal, promovendo-o como um remédio para aliviar a ressaca.
Na época, as empresas usavam essa estratégia com frequência, pois vendiam muitas bebidas gasosas com supostos benefícios à saúde.
Popularidade em mercados
Com um sabor cítrico e refrescante, a bebida rapidamente conquistou fãs ao redor do mundo.
Nos anos 1940, o 7 Up atingiu um marco impressionante: tornou-se a terceira marca de refrigerante mais consumida globalmente, atrás apenas da Coca-Cola e da Pepsi.
Chegada no Assaí e mais
O 7 Up desembarcou no Brasil em 1995, com uma estratégia agressiva de marketing, de acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Terra.
A marca investiu em propagandas de grande alcance e chegou até a patrocinar o time de futebol Botafogo, ampliando sua visibilidade entre os brasileiros.
A bebida chegou a conquistar uma base fiel de consumidores no país, mas a história foi curta.
Apenas dois anos depois, em 1997, a empresa interrompeu sua produção e distribuição no Brasil.
A forte concorrência no setor de refrigerantes, dominado por marcas já consolidadas, levou à decisão.
Desse modo, sem conseguir se firmar no gosto popular, o 7 Up teve sua comercialização descontinuada no país sem muitas explicações oficiais.
Apesar de ter desaparecido dos supermercados brasileiros, o 7 Up ainda sobrevive em alguns mercados internacionais, onde mantém um público fiel.

Quais refrigerantes saíram dos mercados?
Além disso, outros clássicos também deixaram de ser vendidos nos principais mercados, como Assaí e Carrefour. Confira alguns exemplos:
- Crush
- Mirinda
- Grapette
- Guaraná Brahma
- Gini

Considerações finais
Em suma, em 1997, o refrigerante 7UP foi retirado das prateleiras dos principais mercados do Brasil, incluindo grandes redes varejistas como Assaí e Carrefour.
Veja mais informações sobre o Assaí clicando aqui.

Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]