NOVA LEI!

Saldo bloqueado em todos os bancos e INSS: Lei do novo RG crava 3 proibições aterrorizantes aos brasileiros


Lei do novo RG crava 3 proibições aterrorizantes aos brasileiros- Foto: Montagem

A notícia sobre o documento atingiu os brasileiros em cheio

Não há dúvidas de que quando o assunto é documentos, o RG (Registro Geral) foi ao longo de décadas o principal dos brasileiros. Aliás, até os dias de hoje ele continua sendo usado como uma forma de se identificar.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Porém, o que muita gente ainda não está ciente é a respeito de um novo modelo cravado pelo Governo. Dessa forma, a documentação mais importante para se ter consigo em qualquer momento passa a ser a nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN.

Trazendo consigo uma nova tecnologia, o documento poderá agregar mais informações. É importante dizer que, a ‘Lei 14.534/24’ garante que o documento para identificação nacional passe a ser o essencial.

RG
Apesar da nova Carteira Nacional de Identidade, o RG ainda segue válido por mais algum tempo (Foto: Agência Brasil)

Outro ponto a ser frisado é o fato de que o novo documento vem para proporcionar uma maior segurança e unificação dos documentos. Hoje, é possível que uma pessoa possa emitir RG em mais de um estado, porém, com a nova identificação isso não será mais feito.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Segundo o portal blog.meuid, em algumas instituições podem acontecer solicitações, caso o documento esteja deteriorado ou com foto envelhecida. Nessas situações, entende-se que o RG se tornou incapaz de identificar a pessoa. Assim, a emissão da 2ª via se torna essencial.

Veja também

CIN será o novo documento dos brasileiros (Reprodução: Internet)
CIN será o novo documento dos brasileiros (Reprodução: Internet)

Vale lembrar também que, caso a documentação esteja irregular, o usuário pode sofrer sérias consequências, como ter as contas bancárias bloqueadas para qualquer movimentação e até mesmo sofrer cortes no INSS.

Além dos bancos e do INSS, a Polícia Federal também passou a recusar RG desatualizado para a emissão de passaporte, visto que essa documentação impossibilita a identificação correta do indivíduo.

Segundo o GOV.BR, a CIN chega com apenas um número em todas as unidades da federação. Dessa forma, os dados serão integrados de forma segura, garantindo a atuação de diversas áreas do governo, para atender às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, educação e trabalho. Desde o último dia (11) de janeiro, os estados e Distrito Federal vem oferecendo a Carteira de Identidade Nacional.

Velho RG e o novo, o CIN - Foto Reprodução Internet
Velho RG e o novo documento, o CIN (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual a validade da Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

  • 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos;
  • 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos;
  • Acima de 60 anos – validade indeterminada.

IMPORTANTE: Apesar da nova Carteira Nacional de Identidade, o RG ainda segue válido por mais algum tempo

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br