meu deus

Contaminado por ratos e pode estar no seu armário: ANVISA PROÍBE azeite e 2 temperos populares dos mercados


Azeite / Temperos / Anvisa - Montagem TVFOCO

Confira detalhes sobre as proibições da agência

A Anvisa, a agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, decretou três proibições que atinge em cheio as donas de casa.

Acontece que, simplesmente, contaminado por ratos e podendo estar no seu armário, a Anvisa determinou a proibição de uma marca de azeite e 2 temperos populares dos mercados.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi publicado um comunicado com a suspensão de lote do produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora LTDA.

“A ANVISA informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.062, DE 15 DE MARÇO DE 2024, D.O.U. de 18/03/2024, a qual suspende a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determina o recolhimento do lote nº 19227 095 produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora LTDA, CNPJ nº 14.546.348/0001-93″, disse a Anvisa.

Sobre o motivo que levou a proibição, foi então explicado que: “A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ”, disse.

Veja também

E as informações não param por aí. Segundo o portal Folha Vitória, o tempero Cúrcuma está proibido de ser comercializado como chá.

As informações dão conta de que o tempero está na lista de proibições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), levantando dúvidas sobre sua utilização.

Segundo o que foi divulgado, a cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, não consta no Anexo I da Instrução Normativa (IN) n.º 159, de 1º de julho de 2022, que detalha quais espécies vegetais estão permitidas para o preparo de infusões.

E por fim, também de acordo com o portal da Vigilância Sanitária, foi publicado o comunicado de suspensão de lote do produto Canela em Pó, marca Kodilar, fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.

Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas - Foto Internet
Azeite – Foto Internet
Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas - Foto Internet
Azeite – Foto Internet
O azeite, rival da Gallo, arrancado às pressas dos mercados - Foto: Reprodução/Internet
Azeite – Foto Internet

O que aconteceu com a Anvisa?

“A ANVISA informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 900, DE 5 DE MARÇO DE 2024, D.O.U. de 08/03/2024, a qual suspende a comercialização, distribuição e uso do lote nº 386-26 produto Canela em Pó, marca Kodilar, validade: 05/10/2024, fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA, CNPJ nº 53.512.810/0001-93″, disse.

Sobre a motivação, foi explicado que: “A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais; que apresenta resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana (pelo de roedor) e de falhas das Boas Práticas (fragmentos de insetos) no lote do produto em questão”, disse a Anvisa.

 

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: