Agora

Agora

O martelo está batido: Reajuste do INSS confirmado em OUTUBRO de 2023 cai como VITÓRIA a estes aposentados

Reajuste do INSS confirmado em OUTUBRO de 2023 cai como VITÓRIA (Reprodução/Internet)
Reajuste do INSS confirmado em OUTUBRO de 2023 cai como VITÓRIA (Reprodução/Internet)

A notícia excelente do Instituto Nacional do Seguro Social caiu como um presente a milhares

Sem sombra de dúvidas, o INSS é um dos órgãos mais importantes e querido pelos brasileiros. A autarquia, vale lembrar, é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores.

Agora, uma excelente notícia de reajuste do órgão acaba de ser confirmada em OUTUBRO de 2023 e cai como VITÓRIA a estes aposentados. Por unanimidade, o STF tomou uma decisão sobre os servidores públicos, de acordo com o portal ‘Migalhas’.

A notícia diz respeito aos aposentados que tiveram aposentadoria concedida antes de 2008 e podem ter reajuste no benefício pelo mesmo índice utilizado no Regime Geral de Previdência Social, o RGPS, gerido pelo órgão.

Em sua determinação, o TRF-4 validou a atualização dos pagamentos de aposentadorias do INSS e pensões referentes a um período anterior à implementação da Lei 11.784/2008, que distribuía a equiparação de ajustes nas reformas de servidores federais e seus beneficiários de pensões aos índices aplicados aos benefícios do RGPS.

O TRF-4 justificou que, uma vez que o aumento estava previsto nas regulamentações do Ministério da Previdência Social, os índices poderiam ser aplicados desde a publicação do ato até a entrada em vigor da lei.

Veja também

Aplicativo e cartão do INSS (Foto: Reprodução, DOL)
Aplicativo e cartão do INSS (Foto: Reprodução, DOL)

No julgamento, os ministros do Supremo Tribunal Federal seguiram a linha de pensamento do relator do caso, o ministro Dias Toffoli, que invocou a exclusão pela corte. Essa transferência determinou que o mesmo índice deveria ser aplicado ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A decisão foi tomada antes mesmo da entrada em vigor da lei em 2008. Naquela ocasião, os ministros entenderam que a orientação emanada pelo Ministério da Previdência Social não entrou em contradição com a lei de 2004, mas, pelo contrário, preenchia uma lacuna pela lacuna norma.

Toffoli também fez menção a outro caso em que a União pleiteou um reajuste de 1,20% nos benefícios entre 2004 e 2008, baseando-se no percentual de 1,20%.

O ministro argumentou que a própria União admitiu que mesmo na ausência de um índice específico na lei 10.887/04, havia a possibilidade de a regulamentação infralegal estabelecer tal índice.

INSS (Reprodução/Internet)
INSS (Reprodução/Internet)

Quando o INSS foi fundado?

O Instituto Nacional do Seguro Social foi criado em 27 de junho de 1990, pelo Decreto n° 99.350, como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social.

Assuntos

INSS

Quem escreve

Kelly Araújo

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br