Novelas Novo Mundo

Realidade x Ficção: o que é “mentira” em “Novo Mundo”, novela das seis da Globo

Dom Pedro (Caio Castro) e Leopoldina (Letícia Colin) (Foto: Globo/Tata Barreto)
Dom Pedro (Caio Castro) e Leopoldina (Letícia Colin) em “Novo Mundo”
(Foto: Globo/Tata Barreto)

Novela das seis da Globo, “Novo Mundo” mostra a chegada de Dom Pedro e a princesa Leopoldina ao Brasil, e a proclamação da Independência, em 1822. Mas o que de fato é real na trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson?

O folhetim das 18h apresenta várias situações ficcionais que mexeram com a história desde o primeiro capítulo, como a festa realizada para a princesa Leopoldina (Letícia Colin), sob forte nevasca, na Itália, na noite que antecede sua vinda para o Brasil, em 1817.

Na viagem, durante o percurso da Europa até o Brasil, Leopoldina tem sua embarcação atacada pelo bando do pirata Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco) e é salva por Joaquim (Chay Suede) – personagem totalmente ficcional -, na novela da Globo. Na realidade, porém, a princesa veio para o Brasil em uma esquadra de guerra muito bem armada e escoltada por vários navios – e não sofreu nenhum ataque de piratas.

+ Resumo dos próximos capítulos de “Novo Mundo”

Em “Novo Mundo”, Domitila (Agatha Moreira) conhece Dom Pedro I no início de 1822 e se torna amante dele. Antes, porém, ela se envolve com Chalaça (Rômulo Estrela), amigo de farras do príncipe. Mas na verdade, Dom Pedro conheceu Domitila somente seis meses depois, às vésperas da proclamação da Independência. Já o caso com Chalaça foi uma especulação que passou a circular após os anos 1920 por causa de um romance sobre a ela.

Domitila (Agatha Moreira), Pedro (Caio Castro) e Bonifácio (Felipe Camargo) em 'Novo Mundo' (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Domitila (Agatha Moreira), Pedro (Caio Castro) e Bonifácio (Felipe Camargo) em “Novo Mundo”
(Foto: Globo/Estevam Avellar)

Uma das informações omitidas na trama da Globo é que Domitila não foi o único caso extra-conjugal de Dom Pedro. O príncipe teve várias amantes e, com a futura marquesa de Santos, trocava cartas eróticas – essa última parte não caberia numa novela das seis.

Parte importante da história, o desfecho de Leopoldina também deve ser diferente. Na realidade, a imperatriz, que era agredida por Dom Pedro, morreu de desgosto por causa das traições do marido – o príncipe morreu sem se perdoar por isso, segundo historiadores.

Em “Novo Mundo”, porém, Leopoldina deve terminar feliz ao lado de Dom Pedro.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor