Urgente
Sangramento e infecção: Record confirma proibição URGENTE da Anvisa contra marca de frango e obriga retirada
Agência Nacional de Vigilância Sanitária confirmou proibição urgente de marca de frango amada pelos clientes
A Anvisa precisou agir com urgência para anunciar o fim nos supermercados e a retirada urgente de produto amado pelos Brasileiros anunciado oficialmente pela Record, com o portal r7.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o R7, em julho desse ano, marca envolvida é a Ave Nova, pertencente à empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. Conforme a RESOLUÇÃO-RE Nº 587, publicada em 9 de fevereiro de 2024, a venda e distribuição do lote 284-2 de fígado de frango congelado, fabricado em 06/12/2023 com validade até 05/12/2024, foram suspensas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa ação foi resultado de um recolhimento voluntário feito pela própria empresa, que detectou a presença da bactéria Escherichia coli no lote mencionado. Essa bactéria pode causar infecções graves, incluindo diarreia, vômitos, e em casos mais severos, sangramentos e fortes dores abdominais.
A Escherichia coli (E. coli) compreende um grupo de bactérias Gram-negativas que residem normalmente no intestino de pessoas saudáveis, mas algumas cepas podem causar infecção no trato digestivo, trato urinário ou muitas outras partes do corpo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado emergencial da Anvisa confirma proibição de produto popular da Americanas
● Anvisa acaba de emitir comunicado com proibição de TODOS os produtos de marca popular de cosméticos
● Excrementos de ratos na cozinha e até na comida: Restaurante popular lacrado às pressas
- As infecções do trato urinário são a infecção mais comum causada por E. coli e as pessoas também podem desenvolver infecções intestinais ao comer alimentos contaminados (como carne moída mal cozida), tocar em animais infectados ou engolir água contaminada.
- As infecções intestinais podem causar diarreia, às vezes intensa ou com sangue, e dor abdominal.
- Os antibióticos podem tratar eficazmente as infecções por E. coli fora do aparelho digestivo e a maioria das infecções intestinais, mas não são usados para tratar infecções intestinais por uma cepa dessas bactérias.
Não foram encontrados notas ou comunicados da empresa, esse espaço segue em aberto caso os mesmos queiram publicar um comunicado aos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE FAZ A ANVISA?
Proteger a saúde da população e promover qualidade de vida por meio do controle dos riscos sanitários decorrentes de produtos, serviços, meio ambiente e processos de trabalho, coordenando o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa).
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]