Emissoras Record

Record é usada pela IURD mais uma vez e ataca emissora rival em grande reportagem

Domingo Espetacular, da Record, voltou a ser usado pela IURD (Foto: Reprodução)
Domingo Espetacular, da Record, voltou a ser usado pela IURD (Foto: Reprodução)

A Igreja Universal do Reino de Deus – IURD -, comandada por Edir Macedo, usou a Record mais uma vez para atacar seus adversários. Tendo como mesmo dono o chefe da instituição religiosa, o canal exibiu uma enorme reportagem dentro do Domingo Espetacular com críticas ao jornalismo da TVI, uma das grandes emissoras de TV portuguesas.

Na longa matéria da Record, os repórteres do canal paulista fizeram um apanhado de algumas notícias falsas divulgadas pelo canal e ironizou as informações que são passadas pela concorrente. “O tipo de jornalismo apresentado pela TVI”, dizia em um dos trechos. O canal citou uma reportagem do canal que teria feito um dos bancos de Portugal ir à falência.

+Faustão ridiculariza “Juntos e Shallow Now” debocha da música de Paula Fernandes em rede nacional

A reportagem da Record foi de um contra-ataque à série O Segredo dos Deuses, que denunciava a suposta existência de uma rede ilegal de adoção de crianças que teria sido montada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na década de 1990. A série teve ampla repercussão no país de nossos colonizadores, onde a IURD conta com muitos adeptos.

Recentemente, o Ministério Público de Portugal determinou o arquivamento do inquérito-crime contra a IURD aberto no final de 2017 por decorrência da reportagem da TVI. Nesse despacho, composto por 134 páginas, o MP explica que todos os crimes investigados prescreveram e que as alegações dos pais biológicos foram demitidas pela investigação.

+Faustão manda indireta pra Bolsonaro, cita o presidente e crítica ao governo é escancarada

“Ao longo dos anos que decorreram desde o acolhimento de qualquer um dos menores no Lar Universal da IURD ou na Associação Casa de Acolhimento Mão Amiga […] não houve notícia de qualquer pai ou mãe biológica que tivesse junto de qualquer entidade pública apresentado queixa pelo desaparecimento de qualquer criança ou da impossibilidade de aceder a qualquer criança que estivesse em qualquer uma daquelas instituições”, disse um procurador na ocasião sobre a IURD.

ÂNCORA DA BAND DETONOU A IURD NA ÉPOCA

O jornalista Fábio Pannunzzio, que apresenta diariamente o Jornal da Noite na Band, ficou indignado com a Igreja Universal do Reino de Deus após reportagem de emissora portuguesa acusar a instituição de crimes sérios como tráfico de crianças. Utilizando seu perfil oficial no Facebook, o jornalista comentou várias das reportagens que foram ao ar na série O Segredo dos Deuses. Na rede social, Fábio deixou palavras duras aos dirigentes da igreja que é comandada pelo bispo Edir Macedo.

+Enzo Celulari parabeniza a mãe, Claudia Raia: “Extremamente talentosa”

Pusilânimes, dissimulados, perversos. Esse é o quadro que a quarta reportagem da TVI de Lisboa pinta sobre a família do bispo Edir Macedo em função do roubo de crianças portuguesas num orfanato da Universal. 
Os descendentes do principal acionista da IURD teriam saído aos seus — desumanos, sem coração”, comentou.

Panuzzio assume bancada do “Jornal da Band” (Foto: Reprodução/TV Bandeirantes)

Ateu, Fábio revelou que a reportagem o fez sentir, pela primeira vez, raiva de não ter nenhuma crença religiosa. Dessa forma, ele também não acredita no inferno, local para onde os cristãos acreditam que os maus serão levados nos “últimos” dias. “Pela primeira vez na vida fiquei com raiva de ser ateu. Porque, se não fosse, eu poderia me confortar com a crença de que quem fez o que a TVI de Portugal diz que Edir Macedo fez vai arder no inferno para o resto da eternidade“, publicou.

+ Bruna Marquezine tenta reaproximação com Neymar e os fãs vão à loucura: “Meu casal está vivo”

Em outro comentário, o jornalista elogiou bastante o teor da reportagem, e disse acreditar que existirão consequências judiciais para a IURD tanto com a justiça portuguesa quanto com a americana: “A série O Segredo dos Deusés é excepcional. A apuração, primorosa. A contextualização e os recursos cenográficos são perfeitos. E, em função disso, o conteúdo é acachapante. Dificilmente Edir Macedo vai escapar de uma seriíssima refrega com a justiça de Portugal e dos Estados Unidos”, comentou.

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics