GRAVE

Demissão e crise: Rede de farmácias tradicional do Brasil, anuncia falência e baixa as portas


Rede de farmácias está fechando as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

Rede de farmácias surpreendeu ao anunciar crise e falência

Não é novidade para ninguém que a pandemia da Covid-19 causou verdadeiros estragos em todo o mundo. Além de milhões de mortes, a doença ainda fez o mundo entrar em uma crise financeira. No Brasil, por exemplo, várias empresas declararam falência e a mais recente delas foi uma conhecida rede de farmácias. 

Estamos falando da Santa Marta. A empresa, sem sombra de dúvidas, é uma das mais tradicionais do mercado nacional e tem quase 50 décadas. Diante da crise, eles precisaram entrar com pedido de recuperação judicial devido à grave crise financeira enfrentada pela empresa.

No Brasil, 18 unidades já foram fechadas, o que gerou a demissão de 350 funcionários em Goiás e no Distrito Federal. Apesar da crise de grande extensão, a empresa afirmou que os direitos de seus trabalhadores serão assegurados. O motivo da crise na rede de farmácias foi exposto.

Rede de farmácias Santa Marta (Foto: Reprodução / Internet)
Rede de farmácias Santa Marta (Foto: Reprodução / Internet)

Acontece que a empresa enfrentou dificuldades para reverter déficits de capital de giro e encontrou obstáculos ao negociar com fornecedores importantes. Apesar dos esforços, eles não conseguiram reverter a situação e precisaram entrar com o pedido de recuperação judicial. A rede de farmácias ainda mantém 45 lojas em funcionamento. 

Para sair da enorme crise, a rede de farmácias terá que adotar algumas medidas. A renegociação de dívidas com fornecedores, a otimização da operação, a busca por novos investidores e parcerias, e a implementação de estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes são algumas das estratégias recomendadas.

Veja também

Quantas empresas pediram falência no Brasil em 2023?

Apenas no primeiro mês de 2023, mais de 70 empresas deram entrada em pedidos de falência, segundo o Serasa Experian. Do total de 72 companhias, 19 são de grande porte, 25 médias e outras 28 são micro e pequenos empreendimentos.

Se comparado o número com os anos anteriores, a diferença é gritante. Em janeiro de 2022, por exemplo, foram 46 pedidos de falência, enquanto em 2021 foram apenas 40 empresas.

Empresas deixarão saudades para sempre (Reprodução: Montagem TV Foco)
Empresas deixarão saudades para sempre (Reprodução: Montagem TV Foco)

🚨 BBB24: Separação? Davi deixa Mani de lado e ela estaria arrasada + Bia é contratada pela Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]