RedeTV! e igreja são condenadas pela Justiça por ofensa de pastor contra ateus


RR Soares apresenta o Show da Fé (Foto: Divulgação)
RR Soares apresenta o Show da Fé (Foto: Divulgação)
O missionário RR Soares, líder ds Igreja Internacional da Graça de Deus, condenada pela Justiça junto com a RedeTV!
(Foto: Divulgação)

A RedeTV! e a Igreja Internacional da Graça de Deus foram condenadas pela Justiça por ofensa feita por um pastor contra ateus durante um programa da igreja veiculado na emissora em 2011.

A decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região é resultado de uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2011 contra as rés após o apresentador João Batista proferir comentários preconceituosos contra os ateus durante a veiculação de um programa da igreja na RedeTV!.

+ Crise de audiência nas tardes da Globo se alastra e afeta Jornal Hoje

“Só quem acredita em Deus pode chegar para frente. Quem não acredita em Deus pode ir para bem longe de mim, porque a pessoa chega para esse lado, a pessoa que não acredita em Deus, ela é perigosa. Ela mata, rouba e destrói. O ser humano que não acredita em Deus atrapalha qualquer um. Mas quem acredita em Deus está perto da felicidade”, declarou o apresentador na ocasião, associando o ateísmo à prática de crimes.

De acordo o acórdão divulgado pelo MPF nesta nesta sexta-feira (30), a Igreja Internacional da Graça de Deus deverá fazer duas inserções, de dois minutos e meio cada, em seus programas exibidos na Rede TV!, com retratações ao conteúdo veiculado e esclarecimentos quanto à diversidade religiosa e à liberdade de escolha de crença no país. Segundo a Justiça, as peças devem ser levadas entre 6h e 22h, durante os programas da Igreja, cabendo ao Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, fiscalizar a adequação do conteúdo aos parâmetros definidos na ordem judicial.

Veja também

+ Em entrevista para o Programa do Porchat, Jô Soares faz revelação inédita e diz que primeiro porre foi aos 9 anos

Na decisão, a Justiça acolheu os argumentos do MPF e destacou que a conduta da emissora e da Igreja contraria a Constituição Federal, que garante a inviolabilidade de consciência e de crença e a livre manifestação do pensamento, desde que respeitados os valores éticos e sociais nos programas de TV. “Ao veicular declarações ofensivas aos cidadãos ateus, a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Rede TV! [TV Ômega], com a conivência da União, desrespeitaram a pessoa humana no que se refere ao direito de escolha de sua crença, inclusive o direito de não possuir crença”, escreveu a desembargadora Mônica Nobre, autora do acórdão.

O acórdão do TRF3, publicado em outubro, define o prazo de 30 dias para a decisão ser cumprida e prevê multa diária no valor de R$ 1 mil em caso de desrespeito à decisão. Até o momento, o MPF não foi informado de nenhuma providência adotada pela RedeTV! ou pela Igreja Internacional da Graça de Deus para o cumprimento da medida.

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.