Regra importante confirma o que está bloqueando o RioCard na era Paes no RJ

Mesmo com a chegada do Jaé, Riocard ainda é necessário no metrô — e pode ser bloqueado por causa dessa atitude
Conforme muitos já sabem, a transição para o novo sistema de bilhetagem digital do Rio de Janeiro, o Jaé, já começou a substituir o tradicional Riocard nos ônibus municipais.
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No entanto, apesar da mudança, o Riocard ainda é indispensável para circular em parte importante da malha de transporte da cidade.
Isso porque, enquanto o novo sistema não é implementado no metrô e nos trens da SuperVia, quem depende desses modais precisa continuar usando o cartão antigo.
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Nesse período de transição, um detalhe importante tem passado despercebido por muitos passageiros: a possibilidade de bloqueio automático do Riocard.
Essa regra não é nova, mas voltou a chamar atenção à medida que o uso do cartão vem diminuindo nos ônibus — o que pode levar muitos usuários a deixarem seus cartões parados, sem saber das consequências, em plena era Paes.
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Sendo assim, a partir de informações oficiais, a equipe especializada em mobilidade e transporte do TV Foco, traz abaixo tudo o que você precisa saber.
Jaé ainda não chega aos trilhos
O Jaé, sistema lançado pela Prefeitura do Rio, representa a tentativa de centralizar e modernizar a bilhetagem do transporte público carioca.
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A tecnologia permite pagamento por:
- QR Code;
- Aproximação com celular;
- Cartão bancário;
- Cadastro digital de usuários.
Desde o início da operação, o Jaé já vem sendo aceito nos ônibus municipais, e sua expansão para outras modalidades está prevista, mas ainda sem data concreta para atingir o metrô e os trens urbanos.
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Dessa forma, quem precisa se deslocar pelo MetrôRio ou pela SuperVia deve continuar utilizando o Riocard, pois o novo sistema ainda não é compatível com essas redes.
Essa dependência mantém o Riocard em operação — mesmo em meio ao seu processo de retirada dos demais modais.
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Bloqueio por inatividade: O que é, como funciona e por que acontece
A principal regra que tem pegado usuários desprevenidos é o bloqueio do cartão Riocard da modalidade Vale-Transporte quando ele fica mais de 120 dias sem uso.
MAS ATENÇÃO! Esse bloqueio não se aplica a cartões do tipo Expresso, Estudante ou Gratuidade.
De acordo com a Riocard Mais, trata-se de uma medida preventiva de segurança:
- O sistema interpreta a inatividade prolongada como um possível indício de perda, roubo ou desvio.
No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, o bloqueio não zera o saldo do cartão.
Os créditos permanecem armazenados e podem ser utilizados assim que o cartão for desbloqueado.
Porém, o passageiro não poderá embarcar até que regularize a situação — o que pode ser especialmente problemático em momentos de urgência.
Como desbloquear o Riocard bloqueado?
O procedimento para reativar um cartão bloqueado é simples, mas exige comparecimento presencial:
- O titular deve ir até qualquer loja física da Riocard Mais, portando um documento de identidade com foto e o próprio cartão.
- O desbloqueio é feito no momento do atendimento e não requer agendamento prévio.
A rede de atendimento conta com unidades espalhadas em diversos pontos do estado do Rio, incluindo bairros centrais, terminais rodoviários e estações de grande circulação.
E a lista completa de lojas pode ser consultada no site oficial da Riocard Mais.
Como evitar o bloqueio e manter o cartão Riocard ativo?
Já, para evitar o bloqueio por inatividade, a recomendação é utilizar o cartão periodicamente, mesmo que apenas para uma viagem simbólica.
Outra alternativa é acompanhar os prazos e, ao se aproximar dos 120 dias sem uso, recorrer a canais oficiais da Riocard para buscar uma orientação preventiva.
É importante lembrar que essa regra vale apenas para a modalidade Vale-Transporte, geralmente fornecida por empresas a seus funcionários.
Conforme mencionamos acima, usuários com cartões do tipo Expresso, comprados diretamente por pessoas físicas, não estão sujeitos a esse bloqueio automático por inatividade.
Transição exige atenção redobrada dos usuários:
Em meio à reformulação do sistema de transporte e à migração para uma nova plataforma de pagamento, o usuário precisa estar atento às regras específicas de cada cartão e modal.
Conclusão
Enquanto o Jaé se consolida nos ônibus, o Riocard permanece ativo nos metrôs e supervias — e segue sujeito a normas como o bloqueio por inatividade.
Negligenciar essa particularidade pode resultar em transtornos na hora de embarcar, especialmente se o passageiro não tiver outra forma de pagamento à mão.
O cenário reforça a necessidade de comunicação clara por parte dos operadores do sistema, mas também exige que o público se mantenha bem informado.
Para evitar transtornos, o ideal é manter o uso ativo ou buscar orientações antes do prazo limite. Mas, para saber mais sobre os sistemas de bilhete único em demais localidades, clique aqui. *
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Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.