VEJA

Regra do INSS revela brasileiros que podem aposentar sem idade mínima

06/06/2025 às 0h35

Imagem PreCarregada
Entenda regras do INSS (Foto: Divulgação)

Essa determinação atende os trabalhadores que estão há mais tempo no mercado de trabalho

Alguns brasileiros conseguem se aposentar antes da idade mínima do INSS, mesmo após a reforma da Previdência de 2019. Isso é possível por meio de regras específicas que permitem a antecipação do benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No geral, a idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição é 59 anos para mulheres e 64 anos para homens. Por outro lado, a aposentadoria por idade exige 62 anos para mulheres e 65 para homens, com ao menos 15 anos de contribuição.

A reforma de 2019 trouxe regras mais rígidas para os segurados do sistema previdenciário. No entanto, os trabalhadores que já contribuíam antes da mudança ainda podem antecipar a aposentadoria este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como funciona?

As normas de transição suavizam os impactos da reforma para quem já contribuía ao sistema antes de 2019. Elas criam uma adaptação gradual, sem que os novos critérios sejam aplicados de forma abrupta.

Essas normas servem como pontes entre o sistema antigo e o novo. Assim, os trabalhadores escolhem a opção mais vantajosa conforme sua situação, de acordo com o regime.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Entenda os estágios do processo

Regra dos Pontos

Exige somar idade e tempo de contribuição, atingindo 101 pontos para homens (35 anos de contribuição) e 91 para mulheres (30 anos). Exemplo: João, 63 anos e 38 anos de contribuição, soma 101 e se aposenta.

Idade Mínima + Contribuição

Homens precisam de 63 anos e 35 anos de contribuição; mulheres, 58 anos e 30 anos. Exemplo: Carlos, com 63 anos e 35 anos contribuídos, garante o benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedágio de 50%

Para quem estava a menos de 2 anos de completar o tempo mínimo em 2019, exige 50% a mais do tempo restante. Exemplo: Ana, com 1 ano faltante, contribui por 1 ano e 6 meses.

Pedágio de 100%

Para quem faltava mais de 2 anos em 2019, dobra o tempo restante, com idade mínima de 60 anos para homens e 57 para mulheres. Exemplo: José, com 3 anos faltantes, trabalha 6 anos e precisa ter 60 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas opções permitem uma transição mais justa para quem estava perto de se aposentar. Além disso, consultar um especialista ajuda a identificar a melhor alternativa para cada caso.

Salário Mínimo, FGTS, INSS
Alguns dos trabalhadores têm direito à aposentadoria antes da idade mínima este ano (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, o INSS ainda permite se aposentar antes da idade mínima;
  • Essa regra existe para facilitar o processo de transição, após a reforma da Previdência;
  • O processo atende os trabalhadores que estão há mais tempo no mercado.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os benefícios do INSS em 2025!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.