3 benefícios do INSS que você precisa conhecer
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Aliás, o órgão também ajuda o trabalhador em uma série de situações especificas, principalmente, dando auxílio para quem não consegue desempenhar uma atividade por conta das dores.
Nesse sentido, podemos citar o exemplo de quem chega na vida adulta sentido dores nas costas. Seja por má postura, por carregar peso ou algum outro motivo qualquer, a dor nas costas pode chegar a deixar uma pessoa incapacitada para o trabalho, dependendo da gravidade do caso.
De acordo com informações do portal Escobar Advogados, os relatórios do INSS apontam que a dorsalgia, outro nome para dor nas costas, está entre as principais causas de benefícios liberados para os trabalhadores. Entretanto, o INSS só libera o benefício em caso de comprovação que a sua dorsalgia é grave.
Toda a documentação médica deve ser levada no dia da perícia marcada junto ao INSS. Nesses casos, laudos, prontuários, atestados e até mesmo receitas de remédios podem ser usados para essa comprovação. Com tudo isso em mãos, é possível dar entrada nos recursos de ter direito ao recebimento do benefício.

Quais os benefícios o trabalhador doente tem direito?
Segundo informações do portal PronaTEC, o INSS prevê 3 tipos de benefício que poderão melhor atendê-los nesse momento. É importante ter conhecimento a respeito do assunto, para saber quais medidas tomar. O trabalhador tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio-doença e auxílio por invalidez.
Veja também

Aposentados do INSS em êxtase: 2 novas leis são anunciadas com AUMENTO para todos que recebem do órgão

Saque do 13º concluído e verdade sobre 14º salário do INSS: 2 anúncios cruciais a aposentados antes de 2024

“Aprovou”: INSS acaba de emitir comunicado oficial com grande VITÓRIA e aposentados podem comemorar
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): caso você não seja um segurado do INSS, não realize as contribuições mensais, tenha sido diagnosticado com patologia incapacitante e não tenha o mínimo necessário para a sua subsistência, você pode solicitar o seu benefício de caráter ASSISTENCIAL da instituição, benefício este que possui o valor de 1 salário-mínimo;
- Auxílio-doença: benefício temporário destinado ao trabalhador segurado do INSS incapacitado de exercer suas atividades laborais;
- Auxílio por invalidez: este também é voltado para os segurados do INSS que acabaram tornando-se permanentemente incapazes de exercerem o seu trabalho seja por motivos de saúde ou por acidentes. Para ser beneficiado é necessário tempo de carência mínima de contribuição de pelo menos 12 meses, porém, em casos específicos, esse tempo de carência não torna-se preciso.
🚨 Estrela nas tardes do SBT + Ana Hickmann pode ter contas bloqueadas + Família Record tem barraco