Fim do benefício: Regras do INSS em vigor em 2024 chega com 7 atitudes para CANCELAMENTO de aposentadoria


Previdência Social do INSS (Reprodução: Previdência Social)

Veja algumas atitudes da nova regra do Instituto Nacional do Seguro Social que crava cancelamento da aposentadoria

Claro que para manter a sua aposentadoria do INSS em dia, válida e com pagamento normal, é necessário que as pessoas entendam algumas regras para isso.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para conseguir manter a aposentadoria do INSS em dia, vocês não podem ter algumas atitudes cruciais para o cancelamento.

Segundo informações do portal Jornal de Franca, suspensão ou cancelamento da aposentadoria pode ocorrer por uma série de razões, que muitas vezes são desconhecidas pelo beneficiário.

Entre elas, destacam-se algumas situações específicas. Conheça os motivos principais para que você não tenha risco de ter o benefício cancelado.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Motivos de cancelamento

Veja também

Irregularidades no benefício: a ausência de documentação adequada, fraudes ou apresentação de documentos falsos pode resultar na suspensão do benefício.

Condenação à prisão: caso o aposentado passe por condenação e prisão, os pagamentos podem ser temporariamente suspensos.

Inatividade financeira: se o beneficiário não movimentar seu benefício por dois meses consecutivos, isso pode levar à suspensão do pagamento.

Retorno ao trabalho: beneficiários aposentados por invalidez que retornam ao mercado de trabalho podem ter seu benefício suspenso.

Ausência em perícias médicas: a falta em exames periciais para confirmar a invalidez pode causar a suspensão do benefício.

Trabalho em atividades nocivas: aposentados por invalidez que voltam a trabalhar em condições prejudiciais à saúde têm o benefício suspenso.

Falha na comprovação de vida: a não realização da comprovação de vida anual é um motivo comum para a suspensão dos pagamentos.

A saber, na ocorrência de uma suspensão ou cancelamento, o primeiro passo é entender o motivo específico que afetou o benefício.

Mantenha todos os documentos atualizados e em ordem;

Evite qualquer tipo de atividade que possa ser considerada fraude;

Comprove a vida dentro do prazo estipulado pelo INSS;

Preste atenção às regras de aposentadoria por invalidez;

Por fim, consulte um advogado especializado em direito previdenciário se enfrentar problemas com seu benefício.

COMO VER MEU BENEFÍCIO DO INSS?

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia. Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br